How to Use MS Teams for Sales: MS Teams Sales Playbook

Planejando utilizar as Equipes MS para vendas? Querendo saber como fazer corretamente e quais aplicativos usar?

FATO: Desde março de 2021, as Equipes da Microsoft têm 145 milhões de usuários diários.

De hospitais a escolas e empresas sem fins lucrativos e comerciais, as Equipes MS são populares entre várias indústrias. Começou como uma plataforma de bate-papo em grupo, mas ao longo do tempo foi evoluindo para um produto semelhante a um sistema quase operacional, com capacidades e características ampliadas.

A necessidade de trabalho remoto pósCOVID 19 é certamente um fator determinante em sua popularidade. No entanto, sua multifuncionalidade e facilidade de uso é também um fator que faz com que as Equipes MS estejam fazendo melhor do que muitos de seus concorrentes. 

Portanto, se você está aqui para mergulhar fundo no que são essas funcionalidades, e como você pode usá-las para vendas, este é o lugar certo para você.

Vamos começar!

O que é a MS Teams?

Equipes Microsoft - a melhor ferramenta de comunicação para equipes de vendas.

O Microsoft Teams é um aplicativo de colaboração no local de trabalho para que as equipes possam permanecer conectadas e trabalhar em conjunto de forma eficiente. 

Mas não se trata apenas de uma ferramenta de bate-papo. A MS Teams também oferece chamadas de vídeo e áudio, armazenamento de arquivos, um agendador de reuniões, etc. A capacidade de integração de aplicativos leva a MS Teams a um nível totalmente novo, permitindo que ela suporte várias funções comerciais. 

Você pode começar com um plano gratuito sem compromisso financeiro que ainda inclui conversas ilimitadas e reuniões de grupo por até 60 minutos para um usuário. Se você achar útil, você pode passar para outros planos que oferecem funcionalidades ampliadas e mais armazenamento em nuvem. 

Para lhe dar uma visão geral, aqui estão algumas das principais funcionalidades das Equipes MS:

  • Reuniões on-line e webinars

Com reuniões e webinars, você pode virtualmente conectar um a um, liderar um treinamento de equipe ou hospedar um webinar interativo para até 1000 participantes. 

  • Bate-papo e colaboração

Com chat e colaborações, você pode se comunicar em tempo real, compartilhar arquivos, ser co-autor e editar conteúdo simultaneamente, trabalhar em conjunto em canais, etc.

  • Salas e dispositivos das equipes

As salas das equipes são uma solução de sala de reunião com a qual você pode preencher a lacuna entre os participantes presenciais e remotos. Todos podem participar plenamente de qualquer lugar, ver e ouvir uns aos outros, e sentir-se na mesma página. 

  • Equipes telefônicas

Com o telefone das equipes, você pode facilmente adicionar, monitorar e gerenciar chamadas de voz e vídeo e conectar-se de forma confiável. 

  • Aplicações colaborativas

As Equipes MS sabem que no novo mundo, as equipes estão colaborando com maior freqüência e em mais e mais plataformas a cada dia. Portanto, existem mais de 1000 aplicativos que você pode conectar com as Equipes MS de acordo com sua preferência para construir fluxos de trabalho contínuos a partir de dentro de suas ferramentas favoritas. 

Como as equipes de vendas podem utilizar as equipes da Microsoft?

Aqui estão algumas das formas pelas quais as equipes de vendas incorporam as Equipes MS em seu fluxo de trabalho para gerar mais leads, conectar-se com mais prospectos e fechar mais negócios.

#1. Conexão com prospectos no site

O bate-papo de vendas ao vivo é uma das ferramentas de venda mais eficazes dos tempos modernos. Ao integrar um aplicativo de bate-papo ao vivo com MS Teams, você pode começar a se envolver com seus clientes em tempo real e começar a vender. 

Os clientes de hoje esperam tudo de um representante de vendas - rapidez, disponibilidade e qualidade. E a melhor maneira de dar-lhes o que eles querem é através de bate-papo ao vivo, com um nível de satisfação do cliente de 73%

Aqui está um exemplo de venda através de Times MS integrados com Social Intents live chat:

Um exemplo de chat ao vivo no site conectado às Equipes da Microsoft.

#2. Alinhamento da equipe de vendas 

Desde a prospecção até a apresentação, o tratamento de objeções e o acompanhamento, os membros da equipe de vendas precisam estar trabalhando em uníssono, a maioria em tempo real.

Com o trabalho híbrido, esta colaboração precisa ser abordada de maneira diferente, e as Equipes MS são de grande ajuda.

Você pode criar uma 'equipe de vendas' dedicada nas equipes MS e, além disso, dividi-la em 'canais' com diferentes membros. Alguns exemplos podem ser, 'clientes', 'acompanhamento', 'oportunidades de vendas', 'hot leads', etc. Aqui está um exemplo genérico do processo das Equipes MS:

Adicionando canal para criar colaboração da equipe de vendas.

#3. Colaboração entre departamentos

Como cada departamento tem um papel na experiência do cliente, sua contribuição mútua afeta seu funcionamento, assim como a receita da empresa. Por exemplo, a coordenação correta entre produto e vendas resulta tanto em produtos mais relevantes quanto em vendas mais eficientes. 

Esta colaboração interdepartamental também acontece sem problemas sobre as Equipes MS, criando equipes interdepartamentais, como discutido no exemplo anterior. 

#4. Visão de vendas e gerenciamento de dados

Uma solução CRM organizada com dados de diferentes estágios do pipeline de vendas pode melhorar muito a estratégia de vendas. As interações de marketing, mídia social, atendimento ao cliente, etc. ajudam os membros da equipe a extrair as estratégias corretas de sua cartilha de vendas.

Mas eles só podem aproveitar esses dados se eles estiverem disponíveis facilmente, no dia-a-dia, o que se torna possível através da integração das Equipes MS com um CRM.

Você pode adicionar sua escolha de CRM como uma nova guia para a equipe de vendas da MS. Agora a equipe de vendas poderá colaborar em qualquer informação que esteja disponível no CRM, como informações de contas de clientes, contatos abertos, etc., sem sair do ambiente das Equipes. 

Aqui está um exemplo de uma integração de CRM com as Equipes de MS:

Integrando as equipes MS com CRM de vendas.

Fonte da imagem

#5. Adesão ao processo de vendas e gerenciamento de tarefas 

As integrações com as Equipes MS também são úteis para os gerentes de contas de vendas para garantir que não haja lacunas na entrega de metas. 

A inspeção do CRM integrado com as Equipes da Microsoft pode ajudar aqui. Os gerentes podem garantir que os representantes de vendas estão aderindo ao processo de vendas criando canais de equipes como:

  • O processo vence: Incentiva a aderência ao processo 
  • Ir para estratégia de mercado: Encoraja o compartilhamento do conhecimento dos processos corretos

Também integrando aplicativos como o Planner com as Equipes MS, você pode fazer mais do que apenas definir tarefas para cada membro da equipe. Discutiremos isto em detalhes na seção de aplicativos. 

#6. Treinamento em vendas e a bordo

A venda moderna é dinâmica e altamente relevante para a jornada do comprador. Isto significa que seus representantes de vendas precisam aprender continuamente, não apenas com seus gerentes, mas também com seus pares. 

A criação de canais de compartilhamento de conhecimento nas equipes MS não só ajudará a embarcar novos representantes de vendas, mas também apoiará as exigências de treinamento contínuo. 

As Equipes MS também podem funcionar como um sistema completo de gestão da aprendizagem. Por exemplo, você pode adicionar Formulários MS às Equipes e coletar feedback de treinamento dos participantes.  

Agora passemos a ver alguns dos melhores aplicativos disponíveis para integração com as Equipes MS. Estas integrações levam as equipes MS Teams a um nível totalmente novo de funcionalidade para as equipes de vendas. 

Aqui vamos nós!

Melhores aplicativos da equipe Microsoft para vendas

#1. Intenções Sociais - O melhor bate-papo de vendas ao vivo para as Equipes MS

Intenções Sociais - o melhor bate-papo de vendas ao vivo para as Equipes MS.

Social Intents MS Teams chat widget, permite que as equipes de vendas conversem em tempo real com os visitantes do site diretamente das equipes da Microsoft. Ao contrário de outros aplicativos de bate-papo ao vivo, onde esta funcionalidade pode vir como uma opção, o Social Intent é construído principalmente para este fim.

Seus vendedores podem começar a vender de dentro das Equipes MS em minutos, sem a necessidade de treinamento em um novo aplicativo. Eles podem vender com seu fluxo de vendas existente sem ter que trocar de janela.

Você pode usar Social Intents para vender dentro das Equipes MS com ferramentas como:

  • Mensagens proativas, para que você possa interagir com seus clientes antes que eles o façam.
  • Mensagens automáticas, para que você possa responder mais rápido do que o esperado.
  • Widget de bate-papo personalizado, para que você possa colocar estrategicamente o bate-papo de vendas nas páginas mais relevantes sem lotar o site inteiro. 
  • Chatbots com o Dialogflow, para que você possa construir seu próprio chatbot AI.
  • Formulários de pré-catálogo para que você possa economizar tempo ao pré-qualificar contatos e prospectos.

Ao adicionar Social Intents live chat às Equipes MS, você não precisa nem mesmo abrir uma conta separada. Basta entrar com sua conta Microsoft e começar a vender pós-integração.

Social Intents oferece preços ilimitados para os membros da equipe, assim você continua crescendo seu bate-papo ao vivo à medida que sua equipe cresce. 

#2. Dynamic 365

Microsoft Dynamics 365.

Como discutimos anteriormente, uma boa integração de CRM é uma ferramenta muito útil para a equipe de vendas. Ela pode ajudar no gerenciamento de tarefas, na aderência ao processo de vendas, na coleta de percepções de vendas, etc. 

O aplicativo Dynamic 365 para equipes Microsoft permite que todos na organização visualizem e colaborem em registros de dentro das Equipes Microsoft. Assim, por exemplo, a equipe de vendas pode fechar negócios mais rapidamente, entendendo os sinais do departamento de marketing em torno da geração de demanda.

Algumas características chave da integração Dynamic 365 com as equipes MS são:

  • Pesquisar e compartilhar registros como cartões de informação em chats 
  • Atualização de registros Dynamics 365 de dentro de chats 
  • Adicionar mensagens de chat ao Dynamics 365 como notas ou tarefas
  • Ver e atualizar os registros antes, durante e depois das reuniões diretamente das Equipes 
  • Notas e tarefas adicionadas durante as reuniões sincronizam de volta ao Dynamics 365 automaticamente 
  • Registrar chamadas e obter transcrição em tempo real e insights alimentados por IA (somente para reuniões criadas usando CRM)

#3. Planejador Microsoft

Microsoft Planner, outro aplicativo para usar no playbook das Equipes MS.

Como discutido anteriormente, o planejador Microsoft integrado às equipes MS pode otimizar o processo de gerenciamento de tarefas para a equipe de vendas. 

Com o planejador Microsoft você pode não apenas designar tarefas para membros individuais da equipe, mas também:

  • Adicionar notas
  • Listas de verificação
  • Links
  • Anexe documentos para esclarecer as tarefas em detalhes. 
  • Dar a cada tarefa um prazo e prioridade. 

Assim, por exemplo, você é um Diretor de Vendas e um de seus principais objetivos é melhorar a transparência e eficiência de sua equipe de vendas, especialmente quando se trata de negócios de vendas. Para isso, você é um Diretor de Vendas: 

  • Você pode criar um canal de "acordos de vendas" nas Equipes MS.
  • Você pode então adicionar o Planner a este canal. 
  • Para completar o processo, estabeleça tarefas para cada membro individualmente. 
  • Uma vez feito, cada membro do canal terá fácil acesso a suas próximas tarefas, pendentes, atrasadas e concluídas, bem como gráficos mostrando o status dessas tarefas. 

Ao adicionar o Planejador, você torna mais fácil para os membros da equipe ver quais tarefas são atribuídas e os detalhes relacionados às tarefas. Isto evita qualquer duplicação no trabalho, mantendo todos na mesma página sobre as atividades e responsabilidades da equipe.

Eis um vislumbre de como é a integração:

Integração das Equipes Microsoft e Planner para as vendas.

Fonte da imagem

#4. Fluxo Microsoft

Microsoft Stream.

Você pode facilitar a colaboração de sua equipe usando vídeo, adicionando um canal ou vídeo Microsoft Stream (Clássico) como uma guia nas Equipes da Microsoft.

As equipes podem ver e compartilhar vídeos pré-gravados de membros da organização com o Microsoft Stream. É uma ótima maneira de facilitar eventos como treinamento, briefs de clientes, etc. 

Para as vendas, você pode registrar e depois recapitular todas as vitórias e perdas de suas reuniões semanais ou mesmo trimestrais no Stream para que aqueles que não puderam comparecer à reunião possam acessar esse conteúdo mais tarde. Você também pode utilizar estes vídeos para fins de vendas a bordo e treinamento.

#5. MyHub

MyHub.

As chances são de que as equipes de vendas estejam trabalhando juntas em várias aplicações como Equipes, Sites, Grupos e Comunidades, etc., no Microsoft Office 365. Manter um controle de todas essas comunidades pode se tornar um pouco bagunçado. 

MyHub é a melhor solução para isso. Ele proporciona aos usuários uma interface fácil através da qual eles podem classificar e organizar estas comunidades. Também facilita o acesso das equipes ao conteúdo associado a cada um desses espaços de trabalho. 

Você pode criar novos espaços de trabalho e gerenciar os já existentes, diretamente de dentro das Equipes ou do aplicativo MyHub. Os proprietários de equipes podem gerenciar a adesão, lidar com solicitações e muito mais.

#6. Quadro branco

Quadro branco da Microsoft.

É crucial que as equipes de vendas se idealizem em conjunto. E dado que as equipes híbridas estão aumentando em número, as aplicações do quadro branco virtual as ajudam a fazer isso. 

O Microsoft Whiteboard é um desses aplicativos de colaboração nativa que permite a melhor integração com as Equipes MS. É uma tela digital de forma livre, onde pessoas, conteúdo e idéias se juntam.

A integração do Whiteboard nas reuniões das equipes da Microsoft é alimentada pelo aplicativo web Whiteboard. Os participantes das reuniões das equipes podem utilizá-lo para muitas coisas como:

  • Compartilhar um quadro branco para torná-lo disponível a todos os participantes de uma reunião de Equipes. 
  • Desenhar, esboçar e escrever juntos em uma tela digital compartilhada. 
  • Os membros da equipe também podem acrescentar notas adesivas, textos e legendas. 
  • Também é ótimo para tomar notas e mostrar diagramas durante uma reunião.

Esse mesmo quadro branco está disponível simultaneamente em todas as aplicações Whiteboard no Windows 10, iOS, e no aplicativo web.

Conclusão

Então, aí está! Seu próprio caderno de vendas das Equipes MS.

Com um profundo conhecimento das equipes MS e suas integrações, você pode otimizar o desempenho de suas equipes de vendas.

Desejamos a você tudo de bom!

Rolar para o topo