Os chatbots aumentam as vendas

Os Chatbots aumentam as vendas? 10 Benefícios de usar os Chatbots de Vendas

Você está planejando usar "chatbots" para as vendas? Está se perguntando se os "chatbots" aumentam as vendas?

FATO: A partir de 2019, quase 40% das principais empresas implementaram pelo menos um assistente inteligente ou conversador de IA chatbot.

Mas isso não é tudo, este estudo sugere que até 2022, 70% dos trabalhadores de colarinho branco irão interagir diariamente com plataformas de conversação.

E assim, não é de se admirar que 50% das empresas planejem gastar mais em chatbots do que em aplicativos móveis. 

O que é encorajador é que a taxa média de satisfação das conversas apenas com garrafas é de 87,58%. Isso significa que seus clientes estão cada vez mais acostumados a interagir com as máquinas. 

Os Chatbots foram capazes de lidar com 68,9% das conversas do início ao fim em 2019. Isto significa que melhores algoritmos e tecnologias, como PNL ou processamento de linguagem natural, estão evoluindo de chatbots de máquinas burras para inteligência artificial 'real'. 

Mas a pergunta que estamos respondendo aqui hoje é: por que usar um chatbot de vendas? Será que eles funcionam mesmo?

Vamos descobrir!

Os Chatbots aumentam as vendas? 10 Benefícios do uso de Chatbots

#1. Os Chatbots fecham as vendas 24×7

A pesquisa diz que as 20h às 21h às segundas e quintas-feiras são consistentemente os horários mais populares para compras on-line. Porque encaremos os fatos, quando você está trabalhando, eles também estão trabalhando.

Portanto, se você estava pensando que seu negócio on-line poderia prosperar trabalhando dentro do horário comercial, pense novamente. 

Porque 68% dos clientes mudam para um concorrente se acham que você não se importa com eles. E a maneira mais fácil de deixá-los pensar que você não se importa com eles é deixando suas mensagens sem resposta. Garantir suporte 24×7 assegura a seus clientes que você se preocupa com eles e está ansioso para atender às suas necessidades. 

Além disso, se você estiver vendendo internacionalmente, torna-se uma necessidade levar em conta as diferenças de tempo. 

Portanto, somente um negócio que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, é hoje um verdadeiro vencedor. 

Mas contratar agentes para trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ser caro e irrealista. Mesmo que você possa arcar com isso, por que não economizar alguns dólares preciosos usando a tecnologia de forma inteligente? Os Chatbots ajudam você a estar presente nas interações com os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, ao mesmo tempo em que se provam rentáveis a longo prazo. 

Além disso, desta forma os chatbots podem estar lá para seus clientes 24×7 e apenas passar as consultas complicadas para seus agentes humanos. 

#2. Os Chatbots fecham as vendas em todos os idiomas

Cerca de 58% das pequenas empresas têm clientes internacionais. 

Estamos supondo que as grandes empresas não podem estar muito atrasadas, mas não há dados oficiais disponíveis. Portanto, há uma grande chance de que consumidores não só de países diferentes, mas também com idiomas diferentes estejam tentando entrar em contato com seu negócio - em seu próprio idioma. 

Entre, chatbots multilíngües. 

Os chatbots multilíngues podem conversar no idioma das preferências dos consumidores em tempo real. Portanto, se um usuário selecionou o italiano como idioma do site, então o chatbot responderá em italiano. Ou se o website for em inglês e no chat widget que o usuário selecionar para conversar em espanhol, então o chatbot responderá em espanhol.

Você não vai mais deixar de vender por causa das lacunas no idioma. 

#3. Os Chatbots geram mais pistas 

Os Chatbots podem ajudá-lo a construir um sólido canal de vendas e melhorar os pedidos de call-back, coletando informações relevantes dos consumidores. 

Por exemplo, quando um visitante do site envia uma mensagem pedindo esclarecimentos sobre sua política de retorno, em vez de apenas enviar essa informação em particular, aproveite a oportunidade para descobrir mais detalhes sobre o cliente.

Pergunte-lhes sobre o interesse de seus produtos, e tente ajudá-los ainda mais. Seja pró-ativo. Mostre que você está interessado em ajudá-los.

Ao fazer tais respostas personalizadas para os visitantes que retornam, você pode fortalecer ainda mais a geração de leads em seu website ou aplicativo. 

O chat ao vivo é uma ferramenta robusta para a geração de leads e com uma disponibilidade 24×7, os chatbots podem levá-lo a outro nível. Porque quando falamos em acompanhamento de leads, o tempo de resposta é importante. 

É 8 vezes mais provável que os fios se convertam quando as empresas fazem o acompanhamento dentro de 5 minutos. Com a capacidade dos chatbots de trabalhar 24×7 e responder em segundos, você pode não apenas gerar leads, mas também fazer um acompanhamento eficiente deles. 

#4. Os Chatbots pré-qualificam as pistas

Um exemplo de como os chatbots aumentam as vendas.

Olá! Por favor, me avise se tiver alguma dúvida".

Quantos de vocês acharam isso encorajador enquanto exploravam um site, mesmo sabendo que ele vinha de um bot? As chances são muitas. 

O bate-papo proativo pode literalmente converter estranhos em contatos qualificados, permitindo que os chatbots apareçam e comecem a dar apoio aos visitantes mesmo antes que eles o peçam. A chave é entrar na análise de seus visitantes e implementar mensagens pró-ativas:

  • Na hora certa - Você precisa dar aos visitantes tempo suficiente para olhar ao redor antes de aparecer. Para saber qual é o momento certo, verifique o tempo médio gasto em uma página com o Google Analytics ou uma ferramenta similar. Encontre um ponto doce entre o cliente que entra em seu site e o que sai dele. 
  • Nas páginas certas - Por exemplo, você pode aumentar suas páginas de desembarque e preços com mensagens pró-ativas. Mas lembre-se também de manter o fluxo de diálogo em ambas as páginas diferente para mensagens proativas, porque alguém vindo na página de desembarque com uma consulta técnica não está procurando um acordo, ao contrário de alguém na página de preços.
  • Com a personalização necessária - Por todos os meios, tente o bot para evitar soar genérico e garantir que as conversas sejam significativas. Você pode usar o histórico de dados do visitante ou mesmo o atual país, cidade ou idioma do navegador do cliente para personalizar uma conversa.

Usando o direito de análise, você pode criar fluxos lógicos de conversas de chatbot considerando a jornada do cliente e pré-qualificar pistas para o crescimento de seu negócio. Lembre-se de priorizar as perguntas, pois é importante dizer a coisa certa no momento certo!

Você também pode fazer uso de botões de resposta clicáveis na janela de bate-papo para uma experiência de bate-papo rápido como um raio. Algo parecido com isto: 

Outro exemplo dos muitos benefícios do uso de chatbots.

Fonte da imagem

#5. Os Chatbots aumentam o engajamento 

As primeiras impressões são importantes. E mesmo que as mensagens de boas-vindas possam ser um clichê, elas funcionam. Eles trabalham para envolver os visitantes, pois simulam o calor das saudações do mundo real, assim como uma loja de compras.

Se alguém aparece para dizer olá em um site, no mínimo, você sente que ele é um site ativo. E em um mar de sites comerciais passivos, um negócio que fala com você sempre se destaca. Marcas extras para se tornar criativo, é claro:

Um exemplo de como o chatbot aumenta o engajamento.

Fonte da imagem 

E quem disse que você deve coletar informações de clientes com formulários enfadonhos? Pense em questionários de personalidade e conhecimento orientados por chatbot. 

É isso mesmo, um quiz bot! E quem não gosta de preencher um quiz de vez em quando...?

Um quiz bot apresenta o quiz ao usuário de uma forma coloquial. Os participantes podem interagir com o quiz como se fosse uma conversa, dando assim uma interessante reviravolta à geração de leads e ao engajamento.

Enquanto os formulários normalmente têm perguntas de múltipla escolha em forma de texto, o quiz bot pode estimular e personalizar as conversas aproveitando os dados do usuário em tempo real e usando imagens, GIFs e até mesmo vídeos. Veja como:

Outro exemplo de chatbots aumentando as vendas.

Fonte da imagem

Assim, digamos, se você começar o questionário perguntando o nome do usuário e depois usar esse nome durante todo o questionário, a experiência se torna mais persuasiva e poderosa. Ao usar esta personalização, você também pode pedir-lhes o endereço de e-mail para que possam enviar-lhes o resultado do questionário. E as chances são de que eles o dêem a você.

#6. Os Chatbots vendem como um profissional 

Como você se sente quando recebe recomendações personalizadas de suas plataformas de compras favoritas? Especialmente quando elas estão de acordo com seu gosto e suas compras passadas? 

Acho incrível, porque é como receber recomendação de um assistente pessoal de compras. Além disso, simplifica seu processo de decisão, poupando o tempo de percorrer uma dúzia de páginas de produtos. 

Os Chatbots aumentam as vendas ao fornecer recomendações personalizadas de produtos. Aqui está um exemplo:

Exemplo de conversação Chatbot.

Fonte da imagem

O bot 'Ralph' de Lego faz algumas perguntas às pessoas e lhes dá recomendações perfeitas para uma conversão mais rápida. Desde fazer perguntas sobre idade e categoria de preço, até oferecer um código de envio gratuito, 'Ralph' está causando uma grande impressão.

Ao fazer isso, a Lego também está reunindo importantes insights sobre seus consumidores que a ajudarão a desenvolver ainda mais seus negócios. 

Sem esquecer, uma experiência aprimorada do cliente tem um impacto direto e positivo na fidelidade do cliente.

Você também pode configurar os conversadores AI para recomendar produtos e serviços, e aumentar as vendas. Os chatbots também podem impulsionar o processo de conversão respondendo mais rapidamente às consultas de preços quando você os coloca nas páginas de preços.

#7. Os Chatbots maximizam a receita através de vendas em alta

Você já deve saber que a probabilidade de vender para um cliente existente é de 60-70%, contra 5-20% para um novo cliente. 

O sucesso das vendas não só aumenta a receita e o lucro, mas também aumenta a satisfação do cliente. Quando realizado com tato e liderado com as informações dadas pelo próprio consumidor, o upselling pode se transformar em um prazer para o cliente, criando lealdade e possivelmente vendas repetidas.  

Você pode programar os chatbots para fazer perguntas e também rastrear os padrões das compras de seus clientes. 

Aqui está um exemplo:

Chatbot upselling.

Fonte da imagem

Criar o fluxo de diálogo correto é criticamente importante em tais casos, e você pode ser tão criativo quanto quiser, liderando com seu conhecimento do produto.  

#8. Os Chatbots melhoram a eficiência dos pedidos 

No caso de serviços profissionais, da indústria hoteleira, etc., você pode aumentar a eficiência comercial melhorando a eficiência dos pedidos. Isto significa gerenciar compromissos, reservas e até mesmo pedidos em tempo real.

Por exemplo, um restaurante em um bairro movimentado luta para atender um grande volume de clientes durante a correria do fim de semana. As longas horas de espera diminuem a eficiência do pedido e impedem os clientes potenciais que não querem esperar na fila para começar seu fim de semana. 

Entretanto, com um chatbot no lugar, os clientes podem fazer pedidos mesmo antes de chegar ao restaurante, e ter suas refeições servidas na hora de sua chegada. Isto pode significar uma maior rotatividade para o restaurante e um suporte excepcional para os consumidores.

#9. Os Chatbots minimizam o abandono do carrinho de compras

Você já abandonou um carrinho de compras e recebeu notificações de empurrão para descontos adicionais nele? Mas essa não é a única razão. As pessoas passam por todo o funil de vendas e saem logo no final por uma variedade de razões, como por exemplo:

  • Custos extras
  • Entrega lenta
  • Processo de checkout complicado
  • Questões de segurança, etc.  

As organizações continuam encontrando novas maneiras de reduzir o abandono do carrinho de compras, simplesmente porque converter um cliente potencial que foi até o fim deve ser relativamente mais fácil. E é assim, com as ferramentas certas. Tudo o que você precisa é fazer uma oferta relevante que eles não podem recusar! 

Uma maneira de fazer isso é através de chatbots, e eles fazem um trabalho incrível ao fazê-lo:

  • Respondendo às perguntas dos clientes
  • Oferta de descontos
  • Ajudar os visitantes hesitantes de forma pró-ativa

Afinal de contas, vale a pena todo esforço para evitar que qualquer pista escorregue!

#10. Os Chatbots apóiam as vendas que ainda não aconteceram

As avaliações dos consumidores estão desempenhando um papel tão importante nas vendas hoje como nunca antes. Um relatório diz que 92,4% dos clientes estão mais propensos a comprar um produto ou serviço se tiverem sido capazes de ler uma análise confiável sobre o mesmo.

Mas quantos clientes levam tempo sozinhos para deixar uma revisão? Não muitos.

O legal é que 71% dos clientes vão deixar uma revisão SE PEDIDO. E os chatbots podem ajudar você a fazer isso. 

Imediatamente após uma compra, um chatbot pode solicitar ao cliente que deixe feedback. Você pode programar o chatbot para coletar feedback de várias maneiras:

  • Botões clicáveis para classificação por estrelas
  • Botões clicáveis com respostas pré-escritas para um feedback mais rápido
  • Uma caixa de texto de fluxo livre para obter um feedback mais subjetivo
  • Ofertas de desconto e vales para incentivar as pessoas a compartilhar feedback, etc.

Aqui está um vislumbre:

Chatbot apoiando as vendas.

Fonte da imagem

Você pode até mesmo conectar seu chatbot ao e-mail e deixá-lo enviar e-mails aos clientes pedindo feedback. Isto lhes dá tempo para responder à sua própria conveniência e pode ser melhor para algumas pessoas do que dar feedback instantaneamente.

Conclusão

Esperamos que com nossa linha de razões sobre o que os chatbots podem fazer por suas vendas, você seja capaz de decidir se os utilizará em sua organização.

Boa sorte!

Rolar para o topo