Live chat welcome message.

18 Incredible Live Chat Welcome Messages for Any Website

Você está implementando uma estratégia pró-ativa de bate-papo ao vivo para seu site? Procurando conselhos sobre a criação de mensagens de boas-vindas de bate-papo ao vivo que levem os visitantes a começar a conversar?

Sabe, continuo a vir ver estas duas estatísticas sempre que procuro conselhos sobre conversas pró-ativas

  1. 33% das conversas pró-ativas recebem uma resposta.
  2. 48% dos consumidores favorecem as empresas com apoio pró-ativo. (41% são neutros a respeito; apenas 11% não têm uma visão favorável).

Incrível, certo? 

Mas a conversa proativa ao vivo também é algo com que muitos de nossos clientes parecem ter dificuldades. Seu maior problema parece ser criar uma mensagem de boas-vindas ao vivo para iniciar a conversa com as pessoas que visitam o site. 

Neste posto, mostrarei exatamente como resolver este problema. Você aprenderá as melhores práticas para elaborar uma grande mensagem de boas-vindas. Além disso, você também encontrará alguns exemplos que você pode copiar para impulsionar os visitantes a conversas de bate-papo.

Entusiasmado? Bem, então, vamos começar do início.

O que é uma mensagem de boas-vindas por bate-papo ao vivo?

Uma mensagem de boas-vindas ao vivo é a mensagem inicial que você envia a um visitante do site através do widget de bate-papo ao vivo.

Esta mensagem de bate-papo pode ter muitos propósitos, desde seduzi-los a iniciar uma conversa com você para direcionar os visitantes a uma página específica, fazer um anúncio, ou seduzi-los a comprar um produto. 

Mensagens de boas vindas em chat pró-ativo vs. reativo ao vivo

Você pode enviar uma mensagem de boas-vindas antes de um visitante falar com você(pró-ativo) ou depois de um visitante enviar sua consulta(reativo).

  • Mensagem de boas-vindas proativa: Esta mensagem torna os visitantes conscientes do widget de bate-papo ao vivo e dos agentes de bate-papo ao vivo que estão prontos para orientar, se necessário. Há muito mais benefícios de uma mensagem proativa de boas vindas, como você descobrirá mais adiante.
  • Mensagem de boas-vindas reativa: Você envia esta mensagem depois que o visitante inicia a conversa. É o típico "Obrigado por nos visitar! Dê-me um minuto enquanto olho para sua consulta" tipo mensagem.

Como mensagens proativas de boas-vindas levam a mais conversas, vou me concentrar mais em mensagens que o ajudarão a iniciar uma conversa ou obter mais conversões. No entanto, você também pode usar a maioria das dicas no cenário reativo.

Por que você deve aperfeiçoar a mensagem de boas-vindas

Se você estiver iniciando um chat, a primeira mensagem é como um e-mail ou um título de anúncio. 

Para citar David Ogilvy - o pai da publicidade, "Em média, cinco vezes mais pessoas lêem a manchete do que lêem a cópia do corpo". Então, quando você escreveu sua manchete, você gastou oitenta centavos de seu dólar".

Ou seja, se sua mensagem de boas-vindas estiver no ponto:

  • Mais visitantes irão conversar com você: Os "33% das conversas proativas recebem uma resposta" só se aplicam se sua mensagem de boas-vindas for convincente. Por exemplo, uma mensagem cheia de emoção como "Ei, bem-vindo à [Nome_da_loja]! Você sabia que pode obter 20% de desconto em sua [Popular_Categoria] favorita? Pergunte-me como!" conseguirá mais visitantes para conversar do que alguma mensagem genérica.
  • Você irá obter mais pistas: O envio de uma mensagem de boas-vindas faz com que o visitante tome conhecimento da caixa de bate-papo. Se sua equipe de bate-papo ao vivo estiver offline, é provável que os visitantes deixem suas dúvidas ao lado de seus nomes e e-mails. Se a equipe estiver on-line, o agente pode convencer o visitante a iniciar o teste gratuito ou dar seu endereço de e-mail para um cupom exclusivo. Além disso, 42% das pessoas preferem dar informações de contato através de bate-papo ao vivo.
  • Você vai vender mais: Quanto mais você conversar, melhor o visitante conhecerá seus serviços e produtos, tornando-os mais inclinados a comprar de você do que de seu concorrente.
  • Finalmente, uma grande mensagem de boas-vindas o ajudará a proporcionar uma melhor experiência ao cliente: Quer você os seduza a conversar com o suporte ao cliente ou dê um cupom exclusivo através do widget de bate-papo ao vivo, o tom da mensagem de boas-vindas acrescenta à experiência do cliente.

Mas como você cria uma mensagem de boas-vindas para uma conversa ao vivo? 

Bem, para entendê-lo, vamos primeiro ver o que faz uma mensagem de boas-vindas perfeita.

7 Elementos de uma mensagem de boas-vindas de alta conversão

Uma grande mensagem de boas-vindas é aquela que é lida e respondida. Estes são os elementos que fazem uma mensagem de boas vindas ideal, de alta conversão ao vivo (inclui dicas para elaborar a mensagem + criar o ambiente ideal para a mensagem): 

1. Momento perfeito

O envio da mensagem de boas-vindas no momento certo está além do crítico. Envie imediatamente, e o visitante fechará o widget do bate-papo sem pensar duas vezes. Envie muito cedo, por outro lado, e você distrairá o visitante de explorar por si mesmo. E se você o enviar muito tarde... Bem, a pessoa pode já ter saído.

Portanto, ponha-se no lugar dos visitantes e A/B teste seu caminho para encontrar o momento ideal para enviar a mensagem de boas-vindas. Aqui estão algumas dicas para começar:

  • Se sua página de desembarque for curta, acione a mensagem após 15 segundos da rolagem do visitante pela página. [Usamos um atraso de 15 segundos em nossas páginas de integração].
  • Se o visitante estiver lendo o blog, você envia uma mensagem "inscreva-se no blog" quando estiver na metade do caminho (ou seja, profundidade de rolagem = 50%).
  • Você pode definir um gatilho de bate-papo de saída ao vivo para evitar que os visitantes saiam. 

Nota: Discuti mais sobre tais gatilhos no artigo "10 gatilhos de bate-papo ao vivo que irão impulsionar o engajamento dos visitantes".

2. Clareza

Portanto, você cronometrou a mensagem. Ótimo. Agora o visitante vai ler a mensagem. Mas se eles não entenderem seu gobbledygook, não há nenhuma chance de que eles respondam ou tomem medidas - se alguma coisa, eles lhe pedirão para esclarecer. Portanto, esclareça logo desde o início.

Você precisa fazer duas coisas para criar uma mensagem clara de boas-vindas:

  1. Pule o jargão: Jargões são palavras que você e as pessoas de sua profissão podem entender, mas seus visitantes não entendem. Por exemplo, se você é um profissional de SEO: o visitante não quer entender como você vai editar o arquivo robot.txt deles; eles apenas se preocupam em se posicionar mais alto no Google e quanto isso lhes custará.
  2. Fornecer mais detalhes: Algo que é óbvio para você pode não ser aparente para o visitante. Fornecer detalhes adicionais ajudará você a obter clareza. Por exemplo, o que é óbvio para você: Em vez de "estamos offline agora mesmo; nós retornaremos a você durante o horário comercial", use "Operamos entre 9h e 17h EST". Por favor, deixe uma mensagem - tentaremos responder o mais rápido possível :)". porque o visitante provavelmente não sabe seu horário comercial ou fuso horário. 

3. Concisitude

Kevin Malone do The Office está correto, mas a gramática e pontuação adequadas devem ser seguidas. etiqueta do bate-papo ao vivo.

A concisão é compartilhar todas as informações com o mínimo de palavras possível. Especialmente em uma janela de bate-papo ao vivo, você não pode compartilhar mais do que algumas linhas porque vai parecer apertado, levando a que menos pessoas o leiam.

Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a elaborar uma mensagem concisa:

  • Eliminar a redundância: Em vez de "cada um e todos", use "todos".
  • Reduzir as frases preposicionais sempre que possível: Em vez de "a razão pela qual as Intenções Sociais são as melhores...", use "As Intenções Sociais são melhores porque...".
  • Remover qualificadores: Em vez de "Intenções Sociais é bom", use "Intenções Sociais é fantástico"!
  • Reduzir a voz passiva: Em vez de "O bate-papo ao vivo em nosso site é alimentado por Intenções Sociais", use "Usamos Intenções Sociais para o bate-papo ao vivo de nosso site".

É claro que, às vezes, as qualificações ajudam a enfatizar um ponto ou uma sentença de voz passiva faz com que soe bem. Mas as dicas mencionadas acima são verdadeiras na maioria dos casos.

4. Apelo visual

Sua mensagem de boas-vindas deve ser um deleite para os olhos dos visitantes. E os elementos que a cercam determinarão o quão boa ela é.

Primeiramente, o widget de bate-papo ao vivo deve apresentar as cores e a identidade de sua marca. Em segundo lugar, usar gráficos de boa qualidade (logotipo, foto do agente, etc.). Além disso, se você puder diferenciar sua mensagem de boas-vindas das demais, melhor ainda.

Por exemplo, compare esta forma de chat ao vivo.

A este, por Ruffwear:

Veja as cores da marca usadas, as fotos do cão em vez das fotos dos agentes, a mensagem "por favor, não hesite em latir! É isso que eu quero dizer.

5. Personalização

Um relatório da SmarterHQ mostrou que 72% dos consumidores só se envolvem com mensagens de marketing personalizadas. Portanto, a personalização de sua mensagem de boas-vindas é essencial.

Aqui estão algumas maneiras de personalizar suas mensagens de boas-vindas:

  • Tenha em mente as necessidades dos visitantes: O que o visitante está procurando? O que você pode oferecer que possa fazer os visitantes felizes e ajudá-lo a atingir seu objetivo comercial? Por exemplo, se um visitante acrescentou algo ao carrinho e não o comprou, é possível que tenha descoberto os custos de envio e não tenha gostado. Nesse caso, ofereça frete gratuito, se possível.
  • Enviar mensagem com base na página: Cada página em seu site serve a um propósito diferente. Por exemplo, se o visitante olhar para a página de preços, é provável que esteja procurando comprar um produto/serviço que você vende. Da mesma forma, se eles estão folheando a base de conhecimento, eles estão procurando por algumas respostas.
  • Enviar mensagem com base no número de visitas: Se alguém for um visitante repetido, é provável que esteja ciente de sua marca e das soluções que você oferece. Portanto, pule todas as mensagens de conscientização da marca como "Você sabia que pode usar as Intenções Sociais para conversar das Equipes MS"? Sim, eles sabem!
  • Saudação com base na localização: Você pode receber automaticamente os visitantes com "Good Morning", "Namaste", etc., dependendo de sua localização.

6. O toque humano

Você quer que o visitante converse, certo? Bem, então seja humano. Se os visitantes não souberem que há um humano amigável pronto para conversar ou se estiver digitando do outro lado, será menos provável que eles se envolvam em uma conversa. Ao invés disso, eles assumirão que é um bot ou algum vendedor usando linguagem formal.

Veja como você pode acrescentar um toque humano à sua mensagem de boas-vindas:

  • Use as fotos e nomes reais do representante de suporte ao bate-papo ao vivo ao enviar uma mensagem. Assim:
  • Use emojis & GIFs como as pessoas usam no bate-papo. 
  • Talvez compartilhar uma pequena brincadeira como Ruffwear faz com "por favor, não hesite em latir"!

7. CTAs estrategicamente colocados

Você pode - e deve - colocar CTAs (botões de chamada para ação) convincentes para ajudar os visitantes a navegar ou motivá-los a agir. Por exemplo, se alguém visitar a página de Suporte, adicionar um CTA "Visit FAQs" tiraria alguma carga de trabalho do agente de suporte.

Estes são alguns dos CTAs comumente usados que você pode adicionar ao seu bate-papo ao vivo ao lado de sua mensagem de boas-vindas:

18 Melhores exemplos de mensagens de boas-vindas ao vivo

Agora que você sabe como elaborar uma mensagem convincente de boas-vindas ao vivo, vamos olhar para todos os elementos em ação. 

Uma nota rápida: Incluí principalmente exemplos genéricos de propósito. Desta forma, você pode ajustá-los e usá-los para envolver os visitantes do site em seu site.

Mensagens gerais de boas-vindas

  • Olá, obrigado pela sua visita. Posso ajudá-los de alguma forma?
  • Olá! Bem-vindo ao Social Intents! Estou aqui mesmo se você precisar de ajuda 🙂

Mensagem de boas-vindas de oferta especial

  • Ei, obrigado por visitar 🙂. Queremos informá-lo sobre nosso desconto de 10% em todo o site. Precisa de ajuda para escolher um produto?
  • Ei, você pode adicionar [Produto 2] e obter [Produto 3] de graça. Clique aqui para adicionar ao carrinho.

Mensagem de boas-vindas para gerar leads

  • Olá! Se você tiver alguma dúvida, por favor deixe sua mensagem, nome e e-mail. Nossa equipe de suporte entrará em contato em breve 🙂
  • *Blog scroll depth: 50%* Assine o boletim para artigos mais interessantes sobre [Categoria de Artigo Atual]!
  • Olá! Quer uma amostra grátis do [Produto]?
  • Você sabia que pode usar Social Intents por 14 dias sem informar os detalhes de seu cartão de crédito? *CTA: Tente hoje! *
  • Woof Woof! O que sou eu? Adivinhe a resposta correta e obtenha 10% de desconto em itens selecionados. *Opção-1: Gato; Opção-2: Cão.*

Mensagem de boas-vindas para a página de preços

  • Olá. Vejo que você está olhando para nossos preços 👀. Por favor, deixe seu nome e endereço de e-mail se quiser ajuda para escolher o melhor plano.
  • Você sabia que oferecemos um teste gratuito por 14 dias? Não é necessário cartão de crédito!
  • Confira nossa página de cupons para obter até 20% de desconto. Aproveite!

Mensagem de boas-vindas para a página de Suporte/FAQ

  • Precisa de ajuda? Dê um oi! *CTA: Hi👋*
  • Em que podemos ajudá-los hoje?

Mensagem de boas-vindas para o visitante reincidente

  • Bem-vindo de volta! Estou aqui para ajudar, como sempre.
  • Feliz em vê-lo de volta 🙂 Procurando por alguma informação específica?

Mensagem de boas-vindas para ocasiões especiais

  • Olá, é bom tê-lo aqui. Como posso ajudá-los? Por favor, esteja ciente de que pode levar até 3 minutos para responder-lhe devido a estes tempos festivos.🙏
  • Hey, Merry Christmas🎄How podemos torná-lo mais feliz para você?

As duas maneiras de responder se um visitante começar a conversar

O visitante respondeu à sua mensagem de boas-vindas ou começou uma conversa (reativa)? Ótimo! Era isso que você queria - e agora?

  • Se estiver fora do horário de expediente, avise-os até quando receberão uma resposta. Coletar nome, e-mail e mensagem.
  • Se seus agentes estiverem prontos, garanta que o visitante permaneça. Por exemplo, você pode usar uma mensagem como "Você é X na fila...nosso agente se juntará em um minuto". Então, o agente profissional pode tratar do resto.

Dica: Use as Intenções Sociais e administre o bate-papo ao vivo em tempo real da Equipe Slack ou MS - o que quer que você use para comunicação interna. Isso ajudará seus agentes a gerenciar melhor os bate-papos e se comunicar mais rapidamente, levando à satisfação da equipe e dos visitantes.

Conclusão

Uma ótima mensagem de boas-vindas ao vivo pode fazer maravilhas para seus negócios on-line. Pode levar a mais conversas, mais leads, mais vendas e, conseqüentemente, mais lucros.

Esperamos que este artigo o tenha guiado em todas as suas dúvidas sobre a criação de uma mensagem de boas-vindas de alta conversão. Agora é a sua vez de testar o texto e o visual das mensagens de boas-vindas para ver o que funciona para você.

Boa sorte!

Rolar para o topo