O Essencial das Equipes MS

O que é o MS Teams Essentials e como fazer crescer seus negócios com ele

Você já ouviu falar do MS Teams Essentials e se perguntou se este é o plano certo para seu pequeno negócio? Procurando mais informações sobre o que você pode fazer com os novíssimos MS Teams Essentials?

Há algumas semanas, a Microsoft anunciou o plano MS Teams Essentials. E com exceção de alguns meios de comunicação e veículos de relações públicas, praticamente ninguém parecia entusiasmado ou mesmo incomodado para discutir o lançamento - ele veio e foi embora.

Jared Spataro, vice-presidente corporativo do Modern Work na Microsoft, disse: "Sabemos como os últimos 20 meses têm sido difíceis para as pequenas empresas. Eles tiveram que demonstrar extrema flexibilidade para se adaptar, muitas vezes com acesso limitado a ferramentas e tecnologia... As equipes Essentials são construídas especificamente para atender às necessidades exclusivas das pequenas empresas, permitindo que elas prosperem nesta nova era de trabalho".

Mas por que uma ferramenta que vai (como se dizia) ajudar as pequenas empresas "a prosperar nesta nova era de trabalho" não recebeu nenhum zumbido? Bem, você entenderá uma vez que eu estabeleça o que é e o que você pode (e não pode) fazer com o Essencial das Equipes.

O que é essencial para as equipes da Microsoft?

O Microsoft Teams Essentials é uma oferta independente das Equipes Microsoft, a popular plataforma de comunicação empresarial. Os usuários tiveram que pagar pelos planos de negócios do Microsoft 365 Business para acessar completamente as Equipes MS até o lançamento do Essentials.

O pacote Teams Essentials inclui todas as características necessárias para a comunicação empresarial interna:

  • Reuniões online (tanto chamadas quanto vídeos)
  • Convites simples e fáceis,
  • Integração de calendários
  • Até 300 participantes para as reuniões
  • 30 horas de duração máxima da reunião
  • Compartilhamento de tela e fundos personalizados para reuniões profissionais
  • Supressão de ruídos
  • Mensagens de bate-papo e buscas ilimitadas em Equipes
  • Armazenamento de arquivos de 10 GB por usuário
  • Anexos de arquivo de 2 GB por chat por usuário
  • E mais.

No entanto, este plano não foi aplaudido ou falado muito porque:

  1. Faltam alguns recursos de comunicação como gravação e transcrições de reuniões e acesso de convidados.
  2. O plano Business Basic que custa $5/usuário/mês (ou seja, um mero $1 a mais do que os $4/usuário/mês Essentials) tem as características básicas em falta e muito mais. Por exemplo, o plano Basic permite que você acesse os mais de 250 aplicativos e extensões, hospede seu e-mail personalizado, etc. Além disso, o plano Business Basic inclui acesso a outros produtos da Microsoft como Word, Excel, Powerpoint, OneDrive, e muito mais.

Como usar as Equipes da Microsoft para fazer seu negócio crescer

Mais de 145 milhões de usuários utilizam as Equipes da Microsoft para melhor colaboração e produtividade. E 85% de todas as SMBs relatam que as ferramentas digitais que estão usando ajudaram seus negócios de alguma forma. 

Veja aqui como você pode usar as Equipes MS para seus negócios: 

1. Comunique-se e colabore com sua equipe

A análise quantitativa da Deloitte sugere que "as PMEs com níveis mais altos de engajamento digital têm, de fato, um desempenho comercial superior àqueles com engajamento mais baixo ou mais básico com ferramentas digitais".

Com as Equipes MS, você pode conversar com os membros de sua equipe e também se comunicar entre as equipes. Além disso, ele permite que você salte rapidamente e sem problemas entre chamadas, bate-papo com vídeo e mensagens instantâneas.

Fonte

Você pode até mesmo hospedar reuniões e conferências virtuais interativas em equipes. Usando seu modo de reunião e recursos de layout personalizados, você pode fazer com que os usuários se sintam mais conectados e se envolvam melhor. Além disso, o recurso de compartilhamento de tela permite que os anfitriões façam grandes apresentações virtualmente.

No lado da colaboração, você tem acesso a aplicativos Office como Excel e Word, assim como soluções em nuvem como SharePoint. Como uma equipe, todos podem trabalhar em um documento em tempo real. Por exemplo, usuários autorizados podem fazer edições, adicionar comentários e compartilhar feedback diretamente nos documentos para colaborar melhor.

2. Comunique-se com clientes ou clientes

Discuti como usar o Slack com os clientes para melhor comunicação e colaboração em um de meus artigos anteriores. Da mesma forma, você pode usar as Equipes MS para se comunicar com seus clientes/clientes:

  • O plano Essentials permite que você tenha até 300 membros no espaço de trabalho das Equipes. Portanto, se você é uma empresa de serviços, talvez você possa convidar todos os clientes para suas Equipes. Lembre-se, porém, de que você precisará do plano Básico de Negócios ou superior se quiser dar a eles acesso a convidados.
  • Entretanto, se você estiver em um negócio B2C, você terá facilmente mais de 300 clientes, mesmo se você for um negócio muito pequeno. Nesse caso, você pode configurar o MS Teams como Central de Atendimento com Social Intents e dar aos clientes uma interface de bate-papo ao vivo para conversar enquanto você responde de dentro do MS Teams.

3. Utilizar as integrações das Equipes da Microsoft

Existem mais de 1200 aplicativos pequenos e grandes no Microsoft AppSource. Portanto, é altamente provável que você possa encontrar nela seus aplicativos de uso diário e integrá-los com as Equipes MS para acessar rapidamente as funções de cada aplicativo a partir de sua plataforma de comunicação. Por exemplo:

  • Social Intents: A integração de bate-papo da Social Intentspara Teams permite que você converse com seus visitantes e clientes dos canais MS Teams. Você pode aceitar solicitações de bate-papo, encaminhar conversas, enviar respostas automáticas e usar todas as funções típicas de bate-papo ao vivo do MS Teams.
  • Trello: Trello é uma plataforma de colaboração e gerenciamento de projetos no estilo Kanban. Com sua integração às Equipes MS, você pode visualizar as placas Trello, criar cartões, definir datas de vencimento para os cartões, mover cartões entre listas e basicamente gerenciar Trello a partir das Equipes. 

Nota lateral: as equipes MS se integram com alternativas Trello como Asana e ClickUp também.

  • Atendimentobot: AttendanceBot  ajuda a rastrear e analisar as horas de trabalho dos funcionários, férias, tempo livre, dias de doença, etc.
  • Polly: A Polly ajuda você a envolver funcionários e clientes em equipes com pesquisas, pesquisas, questionários, perguntas e respostas, e muito mais.

Em geral, você encontrará aplicações para todos os setores em todas as categorias como análise, AI + ML, atendimento ao cliente, colaboração, comércio, conformidade, finanças, geolocalização, cadeia de fornecimento, operações, produtividade, gerenciamento de produtos, vendas e muito mais nas Equipes MS.

Conclusão

O MS Teams Essentials como um plano autônomo é excelente para pequenas empresas. Entretanto, apenas um pouco caro o plano Microsoft 365 Business Basic é superior ao Essentials em todas as medidas: ele tem mais recursos, mais armazenamento e mais acesso. 

E mesmo que você precise apenas de um pouco mais disso, faz sentido ter o plano Business Basic desde o início sobre o novo Microsoft Team Essentials. 

O que você acha? Leitura relacionada: Como utilizar as equipes Microsoft de forma eficaz?

Rolar para o topo