Slack vs Zoom

Slack vs Zoom – Which One to Use in 2023

Você está considerando usar Slack ou Zoom, mas não tem certeza de qual é o melhor? Neste post, vamos comparar o Slack com o Zoom e ajudá-lo a decidir qual deles usar em sua organização.

FATO: A partir de 2021, mais de um quarto dos funcionários dos EUA trabalha remotamente

Não apenas isto, estes números provavelmente aumentarão, já que mais da metade dos funcionários dos EUA favorecem o trabalho com empresas que permitem o trabalho remoto como parte de sua cultura de trabalho.

E assim, torna-se importante que as empresas dêem a seus trabalhadores ferramentas que permitam uma experiência real e os ajudem a permanecer conectados, mesmo quando se trabalha remotamente. 

As pessoas devem ser capazes de falar com seus colegas e partes interessadas facilmente e colaborar com eles como o fariam pessoalmente. Elas devem ser capazes de se encontrar pessoalmente quando não for possível se reunir pessoalmente. 

Zoom e Slack são duas ferramentas líderes que tornam isso possível. 

Mesmo as equipes que trabalham juntas no mesmo escritório se beneficiam imensamente destas ferramentas de colaboração, trabalhando fora dos silos e mantendo contato estreito.

Portanto, neste artigo, vamos elaborar estas duas ferramentas e compará-las para ajudá-lo a escolher a mais adequada para sua organização. 

Então, vamos lá!

O que é Zoom e suas principais características?

Zoom em comparação com Slack.

Fonte da imagem

Zoom é um aplicativo de videoconferência baseado em nuvem em seu núcleo, e foi lançado em 2011. Embora tenha alcançado um total de um milhão de usuários em 2013, foi durante a COVID-19 que o Zoom emergiu como líder de mercado.

Em março de 2020, foi download recorde de 2,13 milhões vezes em um dia, e em abril de 2020, tinha um total de 300 milhões de participantes em reuniões diárias.

O Zoom realmente deu uma plataforma para as pessoas se reunirem e continuarem com suas vidas quando pareciam empatar durante a pandemia. Sua abordagem inovadora e facilidade de uso são as maiores forças que o mantiveram à frente de todos os outros aplicativos de videoconferência existentes na época (sim, não foi o primeiro!).

As principais características e produtos do Zoom incluem:

  • Reuniões: Colaboração de áudio e vídeo HD com fundos virtuais
  • Mercado: Integrações e bots para usar com o Zoom
  • Zoom telefone: Sistema de telefonia empresarial e de nuvem
  • Zoom eventos: Plataforma tudo-em-um para hospedar experiências virtuais
  • Bate-papo em equipe: Conecte-se com seus colegas de equipe de forma conveniente
  • Inteligência de conversação: Análise de conversação para melhorar as vendas
  • Quadro branco, e: Criar e colaborar dentro e fora das reuniões

O que é Slack e suas principais características?

O Slack é melhor que o Zoom?

Fonte da imagem

Slack é um aplicativo de mensagens e colaboração baseado em nuvem em seu núcleo e foi lançado em 2013. Ao contrário do Zoom, que foi uma entrada tardia mas inovadora em um espaço já lotado de videoconferências, Slack é um dos aplicativos originais de colaboração de equipes remotas. 

É uma ferramenta de comunicação no local de trabalho onde as equipes podem permanecer conectadas através de mensagens instantâneas, voz e chamadas de vídeo, e também podem compartilhar arquivos e ferramentas. Você também pode usar a Slack para se comunicar entre equipes de diferentes organizações.

O Slack fez duas coisas muito bem para se tornar o líder em seu espaço - design e interface de usuário responsiva que continua evoluindo conforme as necessidades do usuário. 

As of 2023, the number of people using Slack daily exceeds 10 million, and 43% of Fortune 100 businesses pay to use Slack. 

Uma vez que você baixa o Slack e cria sua conta, você cria sua instância Slack que é sua identidade no Slack. Todas as conversas acontecem em uma janela de bate-papo. 

As principais características do Slack incluem:

  • Compartilhamento de mensagens e arquivos, voz e chamadas de vídeo
  • Conexão frouxa
  • Utilização de canais compartilhados entre os espaços de trabalho
  • Mensagens de descaroçamento e links de referência para canais
  • Gerenciamento e acompanhamento de documentos
  • Modificadores de busca avançada

Mas o que é melhor, Slack ou Zoom? 

Agora que temos uma compreensão básica do que são Slack e Zoom, vamos entrar em detalhes sobre suas características, e como eles se comportam um contra o outro. 

Bate-papo

Slack é um serviço pioneiro de mensagens/ chat no escritório. 

O lugar-chave para a comunicação da equipe em Slack é o 'canal'. Basicamente, um canal Slack é um grupo criado especificamente para um propósito, como em um determinado tópico ou entre uma determinada equipe. 

Interface frouxa.

Fonte da imagem

Uma equipe pode compartilhar mensagens, ferramentas e arquivos em canais, e eles são freqüentemente criados para isso:

  • Vendas através de Slack
  • Anúncios da empresa
  • Triagem do suporte ao cliente
  • Pedir ajuda em TI ou RH, e 
  • Compartilhar interesses sociais, etc. 

Os canais podem ser públicos (abertos a todos na organização) ou privados (apenas por convite). 

Dentro da funcionalidade de chat em Slack, Slack connect permite que você compartilhe um canal com parceiros externos como agências, clientes e fornecedores. Isto permite que você tenha acesso imediato a eles a partir de seu próprio espaço de trabalho.

Com Slack chat, você pode:

  • Organize seu trabalho através de conversas: Quando há um canal para tudo, você pode se concentrar nas conversas e no trabalho que mais lhe interessa.
  • Criar alinhamento: Os canais proporcionam a você e sua equipe uma visão compartilhada do trabalho. Com acesso às mesmas informações, todos no canal podem trabalhar em sincronia, e os novos membros têm um contexto completo quando aderem.
  • Ser mais produtivo: Use seu arquivo de conversas para encontrar respostas, obter contexto e tomar melhores decisões sem perseguir pessoas ou informações.

Bate-papo da Equipe Zoom

Além de seu serviço de videoconferência de última geração, o Zoom também oferece um aplicativo para mensageiros chamado 'Zoom Team Chat'. Esta é uma ferramenta de bate-papo dedicada que lhe permite enviar mensagens fora das reuniões quando não é necessária a colaboração de voz ou vídeo. 

Você pode lançar o aplicativo messenger a partir do mesmo aplicativo utilizado para reuniões e videoconferência, tanto para celular quanto para desktop.

Interface de bate-papo Zoom.

Fonte da imagem

O Zoom Team Chat apresenta canais similares ao Slack onde você pode criar grupos públicos ou privados para até 10.000 membros.

Com o Team Chat, os usuários do Zoom podem ter conversas individuais ou em grupo que sejam públicas ou privadas e:

  • Enviar áudio, vídeo e mensagens gif animadas 
  • Mensagens com estrelas e pinos para mais tarde
  • Criar um espaço pessoal para arquivos pessoais e lembretes
  • Enviar arquivos de áudio e vídeo, incluindo gifs, trechos de código, comandos de barra, etc. 
  • Definir lembretes de mensagens
  • Arquivar e armazenar mensagens
  • Editar e excluir mensagens enviadas no aplicativo, etc. 

Resumo da comparação de características: Como você pode ver, tanto Slack como Zoom fornecem extensas funcionalidades de bate-papo, no entanto, Slack certamente brilha com Slack connect e sem limite no número de usuários, ao contrário do limite de 10k usuários em Zoom. 

Além disso, quando se trata de bate-papo, o Slack oferece uma funcionalidade mais diversificada do que o Zoom em geral.

Colaboração em áudio e vídeo

Zoom colaboração em vídeo.

Fonte da imagem

A 'Zoom meetings' é líder do setor em reuniões virtuais com:

Reuniões de áudio e vídeo HD com suporte para até 1000 participantes em vídeo e 49 vídeos na tela. 

Ferramentas de colaboração embutidas para uma experiência de reunião virtual mais interativa com compartilhamento de tela e co-annotação simultânea. 

Ferramentas de engajamento embutidas como filtros, reações, pesquisas, levantamento de mãos e compartilhamento de música ou vídeo, tornam as reuniões virtuais mais divertidas e envolventes.

As gravações de reuniões e transcrições pesquisáveis ajudam a lembrar conversas e pontos importantes, conforme sua conveniência. 

O calendário simplificado permite agendar reuniões diretamente do Outlook, Gmail, ou iCalendar.

Caso você queira levar a colaboração virtual para o próximo nível, o Zoom também tem muito a oferecer, com:

Os quadros brancos Zoom permitem que você compartilhe ou crie quadros brancos interativos em tempo real nas reuniões Zoom. Eles funcionam em todas as plataformas de hardware Zoom suportadas, desde laptops até salas Zoom em tamanho real para dispositivos Touch.

Os eventos Zoom permitem construir eventos completamente virtuais ou híbridos com funcionalidades de registro, branding, carregamento de alto-falantes facilmente, gerenciamento de ingressos, etc. 

Os espaços zoom levam a colaboração no local de trabalho para o próximo nível, fornecendo soluções para a implantação de locais de trabalho híbridos inteligentes. Desde reservas e quiosques de espaço de trabalho personalizáveis até a sinalização digital e displays de programação, o Zoom tem soluções de ponta para as necessidades dos escritórios modernos. 

Espaços de trabalho com zoom.

Fonte da imagem

As chamadas com folga permitem que você faça chamadas de voz e vídeo para se conectar com qualquer pessoa em seu espaço de trabalho. Você pode fazer estas chamadas em DMs 1:1, DMs de grupo, e canais. 

Em uma assinatura paga, você pode iniciar uma chamada com até 14 outras pessoas com recursos, inclusive:

  • Silencie-se e não se mude
  • Ligar ou desligar o vídeo
  • Convidar outros para uma chamada
  • Compartilhe sua tela na área de trabalho
  • Desenhe em sua tela na área de trabalho, e
  • Deixe que outros desenhem em sua tela na área de trabalho

Entretanto, as chamadas frouxas não estarão disponíveis após 30 de março de 2023.

Em vez disso, Slack lançou 'Huddles and Clips ' como seu principal serviço de colaboração de áudio e vídeo, de uma forma Slack-unique. 

Os Slack huddles são uma primeira forma de áudio para as equipes e parceiros externos se reunirem e colaborarem dentro de um canal do Slack ou mensagem direta. Pense nas conversas informais que os colegas e terceiros têm quando estão no escritório - os agrupamentos (huddles) imitam essa experiência. 

Chamadas frouxas.

Fonte da imagem

Quando um grupo está aberto, qualquer membro do canal ou DM pode ir e vir como quiser. Qualquer pessoa presente pode compartilhar sua tela, e os outros podem se valer dela. Há também uma opção de legendagem ao vivo.

Os abraços são ótimos para:

  • Horário de funcionamento em qualquer canal
  • Sessões de Brainstorming após ou antes das reuniões
  • Discurso de 11ª hora às partes interessadas
  • Confraternizações sociais, etc. 

Slack Clips permitem criar gravações curtas de áudio, vídeo e tela para compartilhar uma atualização quando necessário. Com clips, você pode

  • Mostre seu trabalho
  • passar por uma demonstração do produto, ou 
  • Dar instruções passo a passo
Slack Clips.

Fonte da imagem

Os membros podem acessar esses clipes em seu próprio horário conveniente através de fusos horários e espaços físicos, dando imensa flexibilidade à colaboração. Os membros podem acelerar os clipes, atrasá-los ou simplesmente ler as legendas. 

As transcrições dos clipes são arquivadas e pesquisáveis, acrescentando ao histórico de conhecimento de sua organização. Verdadeiramente fantástico, não é?

Resumo da comparação de características: O Zoom é claramente altamente focado no fornecimento de comunicação por vídeo formal de vanguarda em todos os níveis, enquanto o Slack se concentra mais na agitação informal e as pessoas se comunicam conforme sua conveniência. 

Além disso, quando se trata de vídeo, o Zoom oferece funcionalidades mais diversificadas do que o Slack em geral.

Integração

Slack é grande quando se trata de integrações de aplicativos, pois acredita que você deve ser capaz de trazer todas as suas ferramentas para Slack e continuar trabalhando sem trocar de aplicativos. 

Assim, a Slack permite que você integre todo e qualquer aplicativo com ela gratuitamente!

Desde integrar ferramentas de bate-papo ao vivo como Social Intents, e ferramentas departamentais como Polly, até aplicativos personalizados, Slack dá as boas-vindas a todos. Na verdade, eles também anunciaram sua parceria com a Zoom em 2019, em um esforço para 

O zoom também permite que você combine várias de suas ferramentas favoritas com ele, incluindo o Slack. Com apenas alguns cliques, você pode integrar suas aplicações favoritas como espaço de trabalho Google, MS Teams, Zapier, etc. com o Zoom.

Segurança e privacidade

O Slack é mais seguro do que o Zoom?

Bem, a segurança do usuário é certamente uma das principais prioridades da Slack, com características como:

  • Gerenciamento de identidade e dispositivos: Single sign-in, reivindicação de domínio, gerenciamento de mobilidade empresarial, etc. 
  • Proteção de dados: Criptografia de dados em repouso e em trânsito
  • Governança da informação: Políticas globais de retenção, termos de serviço personalizados, etc. 

No entanto, o Zoom não está tão distante:

  • Uma gama de métodos de autenticação tais como SAML, OAuth, e/ou baseada em senha.
  • Integração com muitas plataformas de gerenciamento de identidade empresarial como a Okta e muitas outras, etc. 

Preço

Não é possível uma comparação entre eles em termos de preço, uma vez que eles oferecem funcionalidades diferentes. 

Mas tanto o Zoom quanto o Slack oferecem planos gratuitos para começar, e então você tem a flexibilidade de escolher planos com base nas exigências de sua organização.

Eis como são seus planos livres: 

Zoom de preços.

Eis o que pensamos

Tanto Zoom quanto Slack são líderes do setor e têm muito a oferecer em termos gerais em todas as funcionalidades. 

O que é preciso lembrar é que suas principais funcionalidades, ou seja, para que foram construídas, diferem. 

Se você estiver inclinado para a colaboração vídeo-primeiro, Zoom pode ser o caminho a seguir, mas se você quiser que sua equipe se envolva freqüentemente de forma não intrusiva, Slack pode ser o caminho a seguir.

E mesmo que você não consiga escolher um em detrimento do outro por qualquer motivo, não transpire. Zoom e Slack se integram bem um ao outro, e você pode aproveitar as características chave de ambos, investindo em qualquer um deles.

Rolar para o topo