MS Teams vs Slack.

Microsoft Teams vs. Slack: Qual é a melhor para o seu negócio?

Quer implementar uma plataforma de colaboração para trabalho híbrido ou remoto, mas não tem certeza se vai usar as Equipes MS ou Slack?

FATO: A pandemia nos deu uma compreensão totalmente nova do trabalho remoto. E mesmo agora, com o fim da pandemia, 80% dos funcionários esperam trabalhar pelo menos 3 dias de casa.

Não é surpresa que o interesse em mensagens de equipe e aplicativos de colaboração como Slack ou MS Teams esteja em ascensão.

A questão é que - ambas as ferramentas são bastante semelhantes. E assim, as empresas lutam para decidir qual delas escolher.

Neste artigo, vamos comparar as Equipes MS e Slack e mostrar quando usar cada uma delas.

Slack vs. Equipes Microsoft - o Status Quo

Antes de entrarmos em uma comparação específica entre os aplicativos, vamos ver como eles estão se desempenhando uns contra os outros ao longo dos anos. 

Equipes MS assumindo o controle da Slack em 2019

Começando sua jornada em 2009, Slack gradualmente e de forma constante se tornou o destino para que as pessoas entrassem em contato umas com as outras. Mesmo após o lançamento das Equipes MS em 2017, Slack foi o líder claro no espaço de colaboração. 

Entretanto, em 2019, o quadro era completamente diferente, com as Equipes MS assumindo Slack em termos de usuários ativos diários. 

Nível de uso para MS Teams e Slack.

Fonte da imagem

E a partir de 2022, as Equipes MS têm um impressionante número de 145 milhões de usuários diários!

Isto significa que a folga acabou? Nem de perto. 

Pouco tempo de trabalho em equipes MS com start-ups

A folga ainda é a escolha número 1 quando se trata de start-ups e locais de trabalho especializados em tecnologia. 

MS Teams vs Slack.

Fonte da imagem 

Quase 60% dos startups pagam pelo software de comunicação no local de trabalho da Slack - muito mais alto do que aqueles que pagam pelas Equipes da Microsoft (cerca de 12%). Eles acreditam que é um produto tecnicamente superior e deve ser mais escalável do que as Equipes da MS. 

No entanto, o quadro é diferente quando se trata de clientes de nível empresarial.  

Equipes MS ensombrando a folga com grandes orgs...

Com 83% das empresas utilizando o Microsoft Office, não é uma surpresa que elas prefiram utilizar o MS Teams que vem junto com o software MS Office. Porque apesar de concordarem que o Slack pode ser um produto melhor, mas não tanto que tenham que pagar por ele além do MS Office, que é um produto obrigatório para eles.  

E assim, é assim que o gráfico para MS Teams vs Slack procura clientes de nível empresarial:

Participação no mercado entre MS Teams e Slack.

Fonte da imagem

Claramente, ambos os aplicativos têm seu público por várias razões e sua dinâmica é interessante. 

Portanto, vamos entrar em uma comparação de características para termos uma visão clara do que é o quê. Aqui vamos nós!

Equipes Microsoft vs. Slack - uma visão geral detalhada

Começando

Começar com as Equipes MS é muito mais demorado e intimidante do que o Slack. Por exemplo, a primeira coisa que você DEVE ser capaz de começar com as Equipes MS é um endereço de e-mail da Microsoft - 

Inscrevendo-se nas Equipes MS.

Fonte da imagem

Por outro lado, não há uma exigência tão rigorosa com Slack. Você pode colocar QUALQUER endereço de e-mail para entrar, e também tem a opção de continuar com o Google ou Apple ID.

Inscrevendo-se no Slack.

Fonte da imagem

Também:

  • Você precisa compartilhar muitas informações pessoais, incluindo um cartão de crédito, número de telefone e e-mail comercial antes de seguir em frente nas Equipes MS. Em contraste, a Slack não pede tais detalhes, incluindo nenhum cartão, a menos que você esteja se cadastrando para uma conta paga. 
  • Em média, leva 10 minutos ou menos para começar com Slack, contra cerca de uma hora nas Equipes MS sem uma conta MS Office. 
  • O slack inclui um tutorial interativo passo a passo depois que você se inscreve, entretanto, as Equipes MS não fazem isso. Ele oferece alguma orientação com a ajuda de uma base de conhecimento e de um vídeo.

Integrações

Nenhuma aplicação pode lhe dar tudo o que sua empresa precisa, portanto as integrações são uma parte muito importante de qualquer aplicação SaaS.

A principal razão pela qual a MS Teams está se saindo tão bem tão rápido é por causa de sua integração com todos os aplicativos da Microsoft. Ela permite integrar aplicativos do conjunto Microsoft Office 365 baseado na nuvem. 

As equipes lhe dão total capacidade de criação, edição e formatação em Word, Excel, PowerPoint e outros e você pode colaborar com os colegas em qualquer arquivo em tempo real.  

As integrações frouxas incluem também a Microsoft, juntamente com mais 2000 integrações adicionais! Também oferece integração com uma variedade de aplicativos do Google, incluindo Gmail, Google Drive, Google Calendar e Google Sheets. As equipes não fazem isso.

Tanto a MS Teams quanto a Slack, no entanto, integram-se diretamente com a Social Intents, uma solução de bate-papo ao vivo para todos os tamanhos de empresas. 

Conversas entre as equipes Slack e MS.

Fonte da imagem

Convidando usuários

Após completar o registro em Slack, você pode gerenciar e adicionar novos usuários ao seu espaço de trabalho na guia "Pessoas". 

Convidando usuários para as Equipes MS.

Fonte da imagem

Os usuários em potencial receberão um convite por e-mail. Se eles já tiverem uma conta Slack, seu espaço de trabalho será adicionado à conta existente, sem necessidade de criar ou lembrar uma nova senha.

Criar um novo canal é simples e você só precisa clicar em 'adicionar um canal' na seção da barra lateral do canal. Basta ir até o canal e começar a digitar para se conectar com sua equipe. Os membros também receberão notificações de sua mensagem. 

Adicionar novos membros e convidados às Equipes MS leva um pouco mais de tempo. 

É necessário primeiro adicionar os novos usuários ao portal Office 365 Admin a partir da página do escritório. 

Uma vez adicionados ao portal de administração, eles receberão um e-mail com o convite e precisam criar um nome de usuário e uma senha. Assim que criarem uma conta, você poderá adicioná-los ao aplicativo MS Teams. 

As 'Equipes' substituem os 'canais' na seção de menu Equipes MS, e cada equipe pode ter canais diferentes para manter a comunicação separada para projetos diferentes (assim como Slack).

Experiência e interface do usuário 

Vamos falar primeiro sobre navegação, e ambos os aplicativos usam barras laterais do lado esquerdo para este fim. 

A barra lateral do Slack inclui ícones para:

  • Links para os canais
  • Tópicos
  • Mensagens diretas
  • Todos não lidos
  • Slackbot (chatbot), e muito mais

A barra lateral das Equipes MS inclui ícones para:

  • Atividade
  • Bate-papo
  • Equipes
  • Arquivos
  • Calendário
  • Chamadas, e mais

O visual e a sensação para ambos são similares, exceto que o layout da Slack tem uma sensação mais casual enquanto que as Equipes MS são mais corporativas.

Ambas oferecem opções de personalização, com a Slack oferecendo um pouco mais em comparação com as Equipes, como por exemplo, se devem sempre incluir todas as mensagens diretas, como classificar o conteúdo, etc. 

Bate-papo e mensagens 

Agora, vamos falar sobre o bate-papo das Equipes Microsoft vs. Slack chat. 

Ambas as aplicações permitem um-a-um, bem como bate-papo em grupo. Ambos os aplicativos permitem que os usuários o façam:

  • Editar
  • Excluir
  • Pin, e 
  • Reagir às mensagens

As Equipes da Microsoft oferecem a seus usuários opções avançadas de formatação como a criação de listas de balas, mudança de cores, fontes, etc. A folga não tem estas capacidades.

Algumas características importantes para ajudar as empresas a trabalharem em conjunto, mesmo que estejam trabalhando remotamente, são: 

  • Compartilhamento de arquivos em diferentes formatos
  • Mensagens privadas e públicas
  • Histórico de mensagens pesquisáveis
  • Videoconferências
  • Compartilhamento de tela, etc.

Você pode levar as capacidades de mensagens das Equipes Slack e MS para outro nível, integrando-as com softwares de bate-papo ao vivo como o Social Intents

Social Intents, em particular, foi criado para se integrar com Teams, Slack, Zoom e Webex. Com esta integração, você pode interagir e se envolver com os visitantes do site usando pop-ups, chatbots, janelas de bate-papo, respostas automáticas, e muito mais.

Tanto a Slack como as Equipes mantêm o elemento diversão em chats e mensagens. Você não está mais limitado a um "como" chato e pode escolher entre emojis, memes e adesivos em ambos os aplicativos.

Por último, mas o menos importante, a funcionalidade de linha nas equipes Slack e MS permite que você crie discussões organizadas em torno de mensagens específicas. Elas permitem que você discuta um tópico com mais detalhes sem acrescentar confusão a um canal ou conversação direta de mensagem. 

Para iniciar ou responder a um tópico em Slack, simplesmente:

Dicas para as equipes MS.

Fonte da imagem

Nas Equipes, porém, não é possível usar fios em conversas particulares, nem desligá-los. 

Atalhos de produtividade

Os atalhos do teclado e os hacks de produtividade podem levar uma experiência de aplicação para o próximo nível. O Slack tem prestado atenção a isto e fornece tanto para quase tudo. O aplicativo web da Slack fornece uma longa lista desses atalhos e hacks para manter à mão.

Você também pode alternar esta lista pressionando Command + / em Mac e CTRL + / em outros computadores. 

Slack também tem opções avançadas de busca para encontrar mensagens mais rapidamente, na medida em que você pode até mesmo identificar mensagens digitando um emoji. Em Slack, você pode até pesquisar mensagens usando modificadores como de:@nome do usuário ou antes:8/31/2021.

MS Teams também tem uma lista de atalhos de teclado e funcionalidade de busca de mensagens, mas é básica quando comparada à Slack. 

Ajuda no laboratório

A ajuda está disponível 24×7 em ambas as equipes MS e Slack. 

Slack tem sua assinatura Slackbot que é o lugar de cada usuário para ajuda imediata. Basta enviar uma mensagem para o Slackbot com uma palavra-chave ou pergunta completa e, na maioria dos casos, você receberá exatamente o que precisa em segundos. 

Além disso, você pode facilmente obter ajuda em Slack indo diretamente ao centro de ajuda deles e digitando a palavra-chave para sua pergunta, desta forma: 

Ajuda frouxa.

Fonte da imagem

Super fantástico, certo?

Agora, a MS Teams tem um ícone de Ajuda na parte inferior da barra lateral. O ícone tem links para Tópicos, Treinamento e O que há de novo. Você pode encontrar ajuda relevante simplesmente indo a cada uma dessas tabelas. 

Caso não encontre a resposta à sua pergunta, você pode simplesmente procurar o que está procurando também. 

As equipes também seguiram o exemplo e forneceram dois robôs auxiliares embutidos: T-Bot e WhoBot. O T-Bot é semelhante ao Slackbot, pois ajuda a responder perguntas usando os dados das Equipes da Microsoft. 

O WhoBot, por outro lado, é construído sobre a estrutura de inteligência artificial (IA) do Microsoft Graph e responde a perguntas sobre funcionários específicos, pesquisando a intranet de sua empresa. Por exemplo, o WhoBot pode buscar especialistas no assunto dentro da empresa para que você possa fazer uma pergunta como "Quem sabe sobre x?".

Segurança e conformidade

Tanto a Slack como as equipes da Microsoft oferecem características essenciais de segurança como autenticação de dois fatores. 

Slack está em conformidade com a maioria das certificações ISO básicas, e você pode solicitar espaços de trabalho configurados especificamente que também estejam em conformidade com a HIPAA (somente disponível para planos empresariais).

Entretanto, devido a suas integrações nativas, as equipes oferecem um pouco melhor controle de acesso, gerenciamento de informações e segurança.

Investimento

Ambos os aplicativos oferecem um modelo freemium. 

O plano básico da Slack começa em menos de USD $3 por mês por usuário e o plano básico das Equipes começa em USD $4 - ambos faturados anualmente, mas com variações nas inclusões. Por exemplo, MS Teams dá mensagens ilimitadas com seu plano básico, e Slack dá integração ilimitada com seu plano básico. 

Então, as equipes são melhores do que o "Slack" ou o "Other Way Around"?

Características onde as Equipes brilham

A integração com o Microsoft 365 business basic é sem dúvida uma das maiores vantagens que as Equipes têm sobre o Slack. Se você tem o MS 365, as Equipes vêm com ele. 

As Equipes Microsoft oferecem videoconferências mais robustas, suportando videoconferências de até 250 usuários ou eventos ao vivo com até 10.000 pessoas (usando uma combinação de Equipes, Microsoft Stream e Yammer).

O limite de armazenamento de arquivos para carregamento é de 1 GB, enquanto que as equipes o limitam a 15 GB.

Embora as ferramentas administrativas da Slack sejam apenas para os planos Plus e empresarial, mesmo o plano básico das Equipes Microsoft inclui a maior parte dessa funcionalidade .

Características onde brilha o Slack

Slack tem uma experiência de usuário e interface superior.

Uma diferença fundamental é que a colaboração com equipes externas é muito limitada com as Equipes da Microsoft. Ela tem um limite de cinco usuários mesmo em planos pagos, a menos que você compre mais licenças, enquanto Slack permite colaboração externa ilimitada com planos pagos.

A maioria dos atalhos de teclado das MS Teams são apenas para abrir uma aba específica, em vez de ajudá-lo a completar rapidamente uma tarefa essencial. Já a Slack realmente fez um ótimo trabalho com atalhos e hacks inovadores de teclado para aumentar sua produtividade.

As versões desktop e móvel do aplicativo Slack são igualmente bem projetadas. Você pode obter acesso a suas mensagens Slack, não importa onde você esteja.

A vantagem mais importante da folga em relação às equipes é sua facilidade de uso em termos de instalação, início e aprendizagem de como trabalhar com ela. A curva de aprendizagem para sentar e começar a criar mensagens é de apenas um ou dois minutos.

Aí está!

Após esta discussão detalhada sobre os dois aplicativos, você pode facilmente fazer sua escolha.

Boa sorte!

Rolar para o topo