Chatbot for education.

Chatbot for Education: 5 Ways to Use Chatbots in Higher Education

Você está considerando a implementação de chatbots em sua instituição de ensino? Está se perguntando que valor os "chatbots" trazem às instituições educacionais e como eles poderiam ajudar a sua também?

FATO: Entre 2020 e 2024, o mercado de e-learning dos EUA poderá crescer em 72,41 bilhões de dólares!

Embora o mercado de e-learning tenha agora 22 anos de idade, a pandemia global deu a seu crescimento uma outra proporção ao todo:

Crescimento do aprendizado on-line após uma pandemia.

Fonte da imagem

Em resumo, a indústria global de educação online cresceu 900% desde o seu nascimento, com um aumento de 200% somente desde 2020. 

Mas mesmo após a abertura das escolas, tanto alunos quanto professores estão inclinados para um modelo educacional híbrido, onde a sala de aula e o processo de aprendizagem on-line andam de mãos dadas. A razão? 

Cada vez mais estudantes estão encontrando a qualidade da educação online melhor do que a educação em sala de aula, como estes estudantes universitários nos Estados Unidos em 2020.

Outro estudo de educação online.

Fonte da imagem

Não se trata apenas de escolas e faculdades, mais de 40% das empresas da Fortune 500 estão usando o e-learning regularmente. 

Embora a realidade virtual e aumentada ainda seja uma coisa do futuro para a indústria da educação online, os "chatbots" da IA já estão desempenhando um papel importante para torná-la a ferramenta eficiente que ela é hoje. 

E é isso que vamos discutir em detalhes aqui neste artigo. 

Vamos começar a rachar!

O que é um Chatbot

No nível mais básico, um chatbot é um programa de computador que simula e processa a conversa humana (seja escrita ou falada), permitindo que os humanos interajam com dispositivos digitais como se estivessem se comunicando com uma pessoa real. – Oracle

Dois pontos dignos de nota aqui:

  • Os Chatbots não trabalham apenas com texto, mas também com voz.
  • Como os chatbots simulam conversas humanas, eles podem não apenas responder às suas perguntas, mas também podem iniciar uma conversa sozinhos. 

Os Chatbots estão divididos em duas grandes categorias:

  • Bate-papos orientados a tarefas ou sem estado - capazes de desempenhar uma função de cada vez. Pense em FAQs, consultas com variáveis limitadas, etc.
  • Bate-papos com base em dados ou de estado - capazes de tarefas sofisticadas, interativas e personalizadas. Pense em assistentes virtuais como Siri e Alexa.

Acima é apenas uma breve redução, pois os chatbots são uma tecnologia em contínua evolução. Os chatbots modernos são construídos com algoritmos complexos de PNL (processamento de linguagem natural) e ML (aprendizagem de máquinas). 

Estes chatbots aprendem à medida que vão indo, o que significa que eles precisam de grandes quantidades de dados para se tornarem melhores. Quanto mais você interage com o bot, melhor ele lida com você, com sua voz e com suas dúvidas. 

Portanto, basta de bots, vamos ver como os chatbots estão melhorando o campo da educação.

Como os Chatbots podem ser usados na Educação: 5 Benefícios

#1. FAQs dos alunos e suporte contínuo

Neste ponto, pelo menos 60% dos usuários da Internet se entregaram ao aprendizado on-line porque podem fazê-lo em seu tempo e espaço confortáveis.

Obviamente, a ampliação do apoio para atender a esta ENORME demanda precisa de algo mais do que humanos. Entre, chatbots!

Os Chatbots oferecem apoio eficiente em cada etapa da educação on-line:

  • Antes da matrícula
  • Enquanto o curso está em andamento
  • E mesmo depois de terminar

Além disso, como o aprendizado on-line significa que os estudantes aprendem em seu próprio tempo, o apoio deve estar disponível 24 horas por dia. A boa notícia é que os Chatbots são o canal número 1 em apoio aos consumidores 24 horas por dia, incluindo os consumidores da indústria da educação.  

Os Chatbots são profissionais em responder às perguntas mais frequentes. Simplesmente alimentam as respostas precisas do bot a diferentes perguntas de chat:

  • Inscrição para as aulas
  • Acesso aos históricos escolares
  • Informações chave sobre diferentes programas/cursos
  • Apresentação de tarefas
  • Cursos não listados, etc. 

Para consultas complexas, aquele chatbot pode sempre dar o endereço de e-mail ou números de telefone do departamento em questão para que os estudantes possam entrar em contato.

#2. Noivado Estudantil 

Enquanto os chatbots podem responder às perguntas dos estudantes e apoiá-los em sua jornada, eles também estão ajudando ao contrário. Isso mesmo, na coleta de informações mais úteis sobre os estudantes e no engajamento pró-ativo com eles para defesa e acompanhamento do programa.

Os Chatbots fazem isso fazendo perguntas abertas aos estudantes, bem como perguntas de múltipla escolha para coletar feedback qualitativo e quantitativo.

Os chatbots conversadores que trabalham com processamento de linguagem natural coletam o feedback da melhor qualidade. Estes "chatbots":

  • Soa mais humano do que um bot.
  • Pode resumir respostas de texto livre de forma eficiente.
  • Pode ler nas entrelinhas. 
  • Fazer esclarecimentos e fornecer orientações para perguntas contrárias.

Desta forma, os chatbots podem engajar os estudantes e tornar eficiente o processo de matrícula/contratação. Guiados pela resposta dos estudantes, os chatbots podem introduzir programas e serviços relevantes e orientar os estudantes interessados para o próximo passo, como o preenchimento de uma inscrição.

Você pode melhorar o envolvimento dos alunos com os bots fazendo grupos de ex-alunos e permitindo que eles interajam/batem uns com os outros, assim como eles conversariam no Facebook Messenger ou no WhatsApp. 

Isto pode trazer uma experiência de usuário em sala de aula onde os colegas ajudam uns aos outros a aprender e o envolvimento é alto.  

#3. AI assistência pessoal na aprendizagem e no embarque de estudantes

O maior desafio no aprendizado on-line é o engajamento. 

O aprendizado acontece sem qualquer interação aluno-a-estudante ou aluno-professor. Então, como engajar um estudante online e como personalizar sua experiência de aprendizagem, assim como em uma sala de aula? Através de assistentes de ensino de inteligência artificial cognitiva. 

Como discutimos, os chatbots assumem muitas formas, e os assistentes de IA têm habilidades suaves humanas para que possam servir como companheiros de aprendizagem pessoal dos estudantes. Mais importante ainda, estes assistentes de IA são desenvolvidos dependendo da faixa etária a que você está se dedicando. 

Por exemplo, Alexa e Siri foram projetados tendo em mente os adultos, não as crianças. Portanto, certifique-se de que o assistente de AI que você está conseguindo para engajar seus alunos seja feito sob medida com a faixa etária deles em mente. 

A assistência AI pessoal pode ajudar os estudantes:

  • Ao aprender compreendendo suas metas de aprendizagem e ao longo do tempo construindo perfis de aprendizes
  • A bordo, ajudando-os a se familiarizarem com a plataforma ou outros recursos e não apenas acompanhar seu progresso, mas também encorajá-los a continuar e manter o ímpeto.
  • Auxiliar o aprendizado com um tutor pessoal de IA que pode personalizar os estilos e habilidades de aprendizado de cada aluno.

#4. AI assistência aos professores 

A tecnologia bot pode não só ajudar os estudantes, mas também liberar o valioso tempo de seus professores para um trabalho mais produtivo. Os bots podem assumir os trabalhos tediosos dos professores, como por exemplo:

  • Assistir
  • Entrega de material de estudo
  • Distribuição de testes/quizzes
  • Coleta de trabalhos dos estudantes
  • Distribuindo feedback aos estudantes de forma mais eficaz (através de formulários)

Quando você coleta feedback através de formulários, os bots também podem destacar o feedback mais comum e tornar mais fácil para o professor ver as áreas prevalecentes na melhoria do aprendizado. 

Os professores podem simplificar a comunicação aluno-professor utilizando chatbots para perguntas freqüentes. Ao alimentar as perguntas mais comuns que eles antecipam dos alunos no dia-a-dia, eles podem não apenas economizar seu tempo, mas também o tempo de seus alunos. 

Os professores também podem acrescentar 'habilidades' ao bot. Isto significa que você pode adicionar programas educacionais de terceiros ao seu chatbot e ele pode ensinar e engajar os alunos por conta própria. As habilidades podem se alinhar com os assuntos que você está ensinando como, National Geographic Bee, Travelopoedia, Math Showdown, etc.  

#5. Tarefas de administração 

Por último, mas não menos importante, os chatbots podem lidar eficientemente com uma grande parte do trabalho administrativo para sua instituição de ensino. Você pode colocar chatbots em seu site ou aplicativos para diferentes propósitos, como por exemplo:

  • Tratar de uma parte do processo de admissão, como fornecer detalhes do curso, qualificações necessárias para se inscrever em um curso, estrutura de taxas, informações sobre bolsas de estudo, e até mesmo coletar formulários de admissão, etc. 
  • Faça com que os novos alunos tomem conhecimento das regras e regulamentos de sua instituição. 
  • Tornando-os conscientes dos eventos do campus e da escola
  • Divulgar regularmente notícias sobre a instituição, como quais pacotes salariais seus alunos estão assegurando em diferentes indústrias, que novas tecnologias ou inovações fazem parte do seu ano acadêmico, que novos cursos você está introduzindo, etc. 
  • Coleta de feedback dos estudantes para melhorar ainda mais os cursos e a própria instituição. 

Os Chatbots também podem ajudar sua equipe de administração a acessar as informações dos estudantes como e quando necessário e aos detalhes mais específicos, como número de identificação, endereço de e-mail, informações de registro, etc. Ele também pode ajudar os estudantes a acessar suas informações e modificá-las ou corrigi-las quando necessário.

As possibilidades de como você pode usar os chatbots na administração são infinitas, você só precisa ser criativo. 

Portanto, agora que temos uma idéia justa dos benefícios que os chatbots trazem à mesa para sua instituição de ensino, vejamos algumas ferramentas de chatbot que estão desbravando o caminho da inovação.

Exemplos de Chatbot Educativos

Social Intents

Chatbot da Social Intents para a educação.

Intenções Sociais(disclaimer: este é nosso produto) oferece uma robusta funcionalidade de bate-papo ao vivo para instituições que procuram implementar o canal sem ter que aprender novas ferramentas. Integra-se diretamente com a mais popular ferramenta de comunicação universitária - MS Teams. Também se integra diretamente com a Slack e Webex.

Portanto, se sua organização utiliza qualquer uma destas ferramentas, Social Intents é a ferramenta ideal para você e você pode lançar chatbots em minutos. 

Com a Social Intents, você pode construir seu chatbot AI personalizado em minutos sem nenhuma experiência de codificação ou habilidades técnicas. 

É super simples montar o chatbot:

  1. Criar um widget de bate-papo ao vivo em nosso site
  2. Crie seu agente Dialogflow (Aproveite nossa integração com o Dialogflow do Google para criar chatbots avançados de linguagem natural on-line).
  3. Conectar bate-papo ao vivo e fluxo de diálogo

Veja como você pode começar a usar o chatbot da Social Intents para seu instituto de educação:

  • Personalize o chatbot com as cores, logotipos, texto, respostas padrão, etc. de sua instituição. 
  • Faça com que seu chatbot responda assim que um estudante/visitante iniciar um chat.
  • Responder às perguntas mais freqüentes dos estudantes, incluindo perguntas sobre o programa
  • Coletar informações de estudantes para usar para diferentes propósitos, incluindo melhores recomendações de programas.
  • Faça com que seu chatbot responda com botões de resposta rápida, cartões com imagens e botões. É algo parecido com isto:
Outro exemplo de um chatbot no ensino superior.

Botsify

Botsify chatbot para ed. superior.

Botsify é uma plataforma gerenciada de chatbot que fornece automação unificada de chat para sua instituição de ensino. 

Com Botsify, você pode:

  • Acompanhe a atividade de cada visitante/estudante do site e envolva-se com eles de acordo com um chatbot. 
  • Use a automação WhatsApp para suporte imediato ao estudante. Envie mensagens em massa aos alunos com seu recurso de transmissão de mensagens, e economize tempo em coisas como a distribuição de tarefas, etc. 

Botsify também fornece a você um gerente de chatbot dedicado com suporte ao cliente 24×7 para uma resolução mais rápida das consultas.

Juji

Outro exemplo de software de chatbot educacional.

A Juji capacita os assistentes de IA cognitivos na forma de chatbots para envolver cada estudante potencial ou existente em uma conversa de dois sentidos em escala. 

Os assistentes cognitivos de IA da Juji:

  • Pode aumentar o engajamento dos profissionais de aprendizagem, servindo como companheiro pessoal de aprendizagem de cada estudante.
  • Envolver-se com futuros estudantes em conversas de dois sentidos, respondendo suas perguntas, elucidando seus interesses e contatos, e ajudando na tomada de decisões em perspectiva.
  • Envolver-se com novos alunos em uma conversa bidirecional, construindo um perfil profundo do aluno e usando os conhecimentos para personalizar a experiência de aprendizagem e retenção.

A Juji promete fornecer experiências de aprendizado profundamente personalizadas e impulsionar os resultados do aprendizado.

BotCore

Bots educacionais.

Os chatbots AI do BotCore para instituições educacionais melhoram a eficiência dos professores e criam uma experiência estudantil sem interrupção.

Aqui estão algumas coisas que um "chatbot" do BotCore pode fazer por você:

  • Ofereça assistência em tempo real aos seus alunos a qualquer momento. 
  • Permitir que os professores cheguem a mais alunos a qualquer momento e ajudá-los a agendar mensagens para seus alunos, tais como notificações, lembretes ou resultados de testes.
  • Envolver-se com os alunos em uma conversa de nível humano sobre qualquer tópico acadêmico e ajudá-los a aprender através de visuais, fala, vídeo, etc.

Com o chatbot do BotCore, você pode reformular seu modelo de ensino atual e melhorar a experiência geral do campus para seus alunos. 

Adquirir 

Plataforma ed chatbot superior.

Adquirir promessas de fornecer um suporte contextual conveniente com chatbots fáceis de implementar. Com os chatbots Aquire, você pode:

  • Crie uma experiência de marca para seu instituto educacional em poucos minutos. 
  • Encaminhe os visitantes/estudantes para o departamento certo em sua instituição de ensino.
  • Passe para o bate-papo ao vivo, vídeo, ou co-passeio para um assunto mais complexo em mãos.
  • Os professores podem desenvolver um chatbot para ajudar os alunos antes, durante e fora de suas aulas.  
  • Responder às perguntas de muitos alunos ao mesmo tempo, sem que cada aluno tenha que esperar na fila do escritório do administrador ou do professor.

Com o Acquire, o chatbot também permite que você personalize sua mensagem para cada estudante enquanto envia notificações em massa.

Aí está!

Uma quantidade razoável de informações para que você possa decidir se deseja avançar com a implantação de chatbots em sua instituição de ensino. 

Desejamos a você tudo de bom!

Rolar para o topo