Aumentar o envolvimento universitário.

Como engajar os estudantes universitários no Campus: 7 Estratégias

Você está se perguntando como aumentar o envolvimento dos estudantes em seu campus? Procurando algumas estratégias sólidas para engajar os estudantes universitários?

Você sabia? Apenas 60% de todos aqueles que iniciaram a faculdade na verdade obtiveram um diploma dentro de seis anos em 2017. Os números são ainda piores para os estudantes negros (39,9%) e para os estudantes hispânicos (54,4%).

A conclusão dos estudos está em modo de crise, e é necessário um esforço sério por parte das instituições de ensino superior para dar a volta por cima. 

Mas por que os estudantes estão desistindo? O maior culpado é o engajamento em suas diversas formas, e discutiremos todas elas em detalhes neste artigo. Em poucas palavras, estudantes desligados escondem dificuldades de aprendizagem ou até mesmo dotes. Eles podem se tornar desmotivados em um ou em todos os tópicos, carecem de foco e curiosidade, e eventualmente se tornam um problema também para os professores. 

Então, como o engajamento estudantil pode resolver tudo isso e muito mais? É sobre isso que vou falar neste artigo e lhe dar estratégias práticas que você pode aplicar para aumentar o engajamento estudantil.

Vamos entrar em ação!

Principais razões pelas quais os estudantes abandonam a escola

Inscrição no curso errado

Alunos não preparados do ensino médio que não entendem corretamente os compromissos de um determinado conteúdo do curso, inscrevem-se para ele. Ou alunos que não possuem habilidades de estudo para um determinado curso se matriculam para ele e mais tarde têm dificuldade de seguir adiante com ele.  

Sistemas de navegação de difícil navegação 

A ênfase do próprio processo de matrícula, como a seleção das faculdades, a inscrição e o processo de admissão, tem um custo sobre a capacidade dos estudantes de fazer a escolha certa em termos de um diploma universitário. 

Barreiras pessoais não-acadêmicas 

Questões de saúde, problemas financeiros, lutas pela saúde mental, desafios no cuidado infantil, dificuldades de transporte e uma sensação de desconexão da comunidade universitária.

Taxa de matrícula elevada 

Especialmente para as seções economicamente mais fracas dos estudantes, onde o recebimento de qualquer auxílio financeiro aumenta a probabilidade de persistência do estudante e de conclusão do curso. Mas é igualmente aplicável a outras classes também, pois a maioria das famílias e dos estudantes dependem de empréstimos para ajudar a pagar as altas taxas escolares, e atualmente devem um total de US$ 1,7 trilhão para sua educação.

Desafios estudantis on-line e não-tradicionais 

Os não-tradicionais são estudantes adultos, pais estudantes, veteranos, estudantes de primeira geração e, basicamente, qualquer pessoa que não se pareça com seu típico aluno de 18 a 22 anos no campus.

Assim, por exemplo, uma mãe trabalhadora que também é estudante não tem acesso aos mesmos recursos que todos os outros têm. Ela tem compromissos profissionais e familiares e tenta completar um diploma ao mesmo tempo.

Além disso, se um aluno on-line estiver assistindo um vídeo em sala de aula, ele não tem a oportunidade de fazer uma pergunta a um professor. Por exemplo, se ele está pensando em mudar sua especialização, com quem ele fala sobre isso? 

Há muitos serviços disponíveis no campus que estão faltando no mundo on-line. 

Uma experiência única para todos os estudantes

Como mencionei anteriormente, a evasão escolar para estudantes negros e hispânicos é muito maior do que a média. Portanto, uma área importante a ser abordada é a própria experiência do estudante. 

De acordo com um estudo de 2019, estudantes negros, hispânicos e de primeira geração relatam um menor senso de pertencimento em escolas de quatro anos (mas não em escolas de dois anos)

Falta de apoio

Eu desisto simplesmente porque era chato! ou 'Eu desisto porque ninguém se importava se eu desistisse'. Estas são também algumas das razões pelas quais os estudantes desistem do ensino superior - diretamente relacionadas com a falta de compromisso. 

Às vezes os estudantes são simplesmente insatisfeitos com a faculdade e passam por um ambiente desanimador na faculdade com colegas de quarto incômodos, sobrecarga de material do curso, etc., e decidem desistir.

Então, como o engajamento estudantil pode ajudar a superar essas razões? Vamos ao que interessa.

Como o aumento do envolvimento dos estudantes ajuda a mudar isso?

Maior engajamento melhora a motivação dos estudantes

Embora fatores não relacionados à faculdade também influenciem os níveis de motivação dos alunos, há muitos problemas que afetam a motivação dos alunos em sala de aula. E freqüentemente esses fatores desmotivadores relacionados à faculdade contribuem para comportamentos desmotivados.

O bom é que, por serem relacionadas à faculdade, você pode fazer tudo para mudá-las e transformá-las em fatores motivadores. 

As faculdades podem usar táticas de motivação tanto intrínsecas quanto extrínsecas para melhorar o envolvimento na sala de aula e além dela. Levaremos estas táticas em detalhes em nossa seção de estratégias. 

Estudantes engajados são bons estudantes

Nenhum professor quer grilos em sua classe, o que é uma grande possibilidade se você tiver desacoplado os alunos de sua classe. E o problema pode continuar piorando se um ou muitos dos seguintes fatores também estiverem presentes:

  • Falta de autonomia na sala de aula, principalmente no sentido de educação não-interativa.
  • Má noção de competência dada em sala de aula, em termos de uma metodologia de ensino absolutamente não personalizada. 
  • Má sensação de relevância em termos de desconexão entre assuntos ou tópicos em sala de aula e experiência ou valores de aprendizagem anteriores.

No outro lado, o engajamento leva o ambiente de aprendizagem a um novo nível. Os estudantes engajados são mais curiosos, focados e participativos quando você inverte todos os fatores dados acima de cabeça para baixo. Vamos falar sobre eles em detalhes na seção de estratégia. 

O engajamento constrói a comunidade

Não se sentir conectado ou cuidado, resulta em estudantes altamente desapegados e sem nenhum senso de comunidade.

Tais alunos podem não se sentir bem na sala de aula, ter pouca interação social positiva com colegas e professores, e também podem acreditar que falta entusiasmo e compromisso ao professor.

Por outro lado, com as técnicas certas de engajamento, você pode desenvolver um profundo senso de comunidade e conectar-se com os estudantes. Isto pode ajudar no sentido geral de pertencer e na experiência estudantil, incentivando mais alunos a freqüentarem a faculdade e completarem sua educação superior. 

As taxas de graduação estão diretamente relacionadas com o nível de engajamento

As pesquisas mostram uma correlação direta entre o nível de engajamento e as taxas de graduação. E não apenas as taxas de graduação, um melhor engajamento também resulta em melhor aprendizado e, naturalmente, melhores resultados nos testes. 

Por outro lado, o fraco engajamento resulta em alunos fazendo o mínimo possível, perdendo o interesse, aulas de bunking, e até mesmo desenvolvendo questões comportamentais. 

Então, quais são as estratégias que você pode implementar para dar um impulso ao engajamento estudantil no ensino superior? Bem, então vamos a isso!

7 Estratégias de engajamento de estudantes universitários que funcionam

#1. Ajudar os estudantes a estabelecer objetivos claros

A falta de objetivos educacionais dá origem a sentimentos de estagnação, falta de motivação e de propósito. As metas dizem claramente aos alunos o que eles precisam alcançar e lhes dão um senso de direção. 

Portanto, estabelecer metas é indispensável para estudantes de nível superior, e os professores podem ajudar, encorajando-os a fazê-lo. Você pode até mesmo conduzir sessões onde os estudantes podem trocar seus objetivos uns com os outros e ajudar uns aos outros a alcançá-los. 

Uma breve diretriz sobre como estabelecer metas pode ser:

  • Estabelecer metas de longo e curto prazo
  • Estabelecer metas razoáveis e mensuráveis
  • Desafie sua zona de conforto onde você pode, mas assuma riscos calculados
  • Fazer planos sobre como alcançá-los
  • Avaliar em intervalos e também no prazo final

Não se esqueça de tornar o fracasso aceitável como parte do próprio sucesso. 

#2. Tornar a educação interativa 

Os estudantes de ensino superior são idealmente cheios de zelo e interessados em compartilhar idéias e quebrar barreiras. Os professores devem oferecer tais oportunidades para tornar a educação interativa e desafiar seu aprendizado. 

Isto inspirará a auto-reflexão e também incentivará os estudantes a aprender mais e melhor, trazendo autonomia aos estudantes. Algumas maneiras pelas quais você pode implementar o aprendizado interativo são:

  • Fóruns de discussão on-line
  • Tarefas para pequenos grupos
  • Atividades de aprendizagem e avaliações
  • Projetar interações sociais tanto dentro como fora do ambiente da sala de aula

Dê seu feedback e também receba seu feedback com freqüência. Mais tarde você pode implementar este feedback para tornar estas interações mais ricas de várias maneiras. 

#3. Envolva-se com eles de uma forma que eles já gostem 

No ensino superior, a interação deve se estender além da sala de aula e você deve se conectar facilmente com seus alunos em todas as frentes. Por exemplo, a interação deve se estender para além da sala de aula:

  • Aconselhamento de carreira
  • Ajuda financeira
  • Consultas dos serviços de saúde
  • Respondendo perguntas além do horário de expediente
  • Abordagem de consultas repetitivas, etc. 

E a melhor maneira de fazer isso é conectar-se com eles no bate-papo. Sim, a maneira mais natural e popular que a geração jovem se conecta entre si. 

O legal é que ao escolher a ferramenta certa de bate-papo ao vivo, você pode começar a conversar com seus futuros alunos em minutos. Grandes ferramentas como Social Intents permitem que você integre o bate-papo ao vivo com seus aplicativos favoritos como MS Teams diretamente. 

Com esta integração, você pode começar a se conectar com seus alunos em cada assunto, sem gastar nenhum dinheiro com o treinamento de seus executivos.

Como engajar os estudantes universitários no Campus.

#4. Use plataformas e aplicativos de Social Media para aprofundar o envolvimento

O High-ed não pode mais se dar ao luxo de ter um website de status e mídias sociais disfuncionais. Você deve estar interagindo com seus alunos onde eles andam e da maneira que eles preferem. 

Veja estes números sobre o uso de aplicativos móveis por idade. Certamente a faixa etária que você está atendendo tem o maior uso de aplicativos e, portanto, ficará feliz em interagir em um deles. De fato, os fóruns online que discutimos para aumentar o envolvimento podem ser mais bem sucedidos em um aplicativo.

Uso mensal de aplicativos móveis pelos estudantes.

Fonte da imagem

Além disso, faça com que seu website seja móvel, mesmo que você não tenha um aplicativo. 

Como os estudantes utilizam os aplicativos para a educação.

Fonte da imagem

Além disso, olhando para a imagem acima, você pode ter certeza de onde as pessoas estão gastando a maior parte de seu tempo em aplicativos. Mídias sociais. 

Ter uma forte presença nas mídias sociais pode mudar totalmente o jogo a seu favor e fortalecer sua imagem como uma instituição que ama diversão. É também uma ótima maneira de fomentar um senso de camaradagem entre os estudantes e compartilhar suas experiências universitárias. 

Aqui está um exemplo:

Utilizar as mídias sociais para aumentar a matrícula na faculdade.

Fonte da imagem

#5. Use a motivação correta

No início deste artigo, discuti o uso de táticas de motivação intrínsecas e extrínsecas para melhorar o engajamento dos estudantes. Portanto, deixem-me desenvolvê-las agora. 

A motivação extrínseca ou externa é quando uma recompensa externa, por exemplo, elogio, mérito, entrada em programas de bolsas de estudo ou programas acelerados, etc., impulsiona o estudante. 

A motivação intrínseca ou interna entra em jogo quando se trata de algo que é interessante ou gratificante para os estudantes por dentro. É quando o estudante é motivado por desejos ou vontades internas de aprender e crescer. 

Os professores devem usar essas duas estratégias de vez em quando para uma boa mistura de engajamento. 

A motivação externa funciona a curto prazo e pode vir a ser útil para dar impulsos repentinos no engajamento. Enquanto a motivação intrínseca mantém os estudantes engajados a longo prazo e você deve implementá-la sabiamente, incentivando a competência, conexão, autonomia, etc. 

#6. Tornar o aprendizado fácil e divertido

As táticas educacionais devem abordar os desafios mais importantes de um dado momento, facilitando assim o aprendizado para todos. O maior desafio de nosso tempo é a capacidade de atenção.

A opinião popular é que o tempo de atenção dos estudantes universitários está entre 10 e 15 minutos. Em resumo, os famosos conferencistas do TED têm no máximo 18 minutos para apresentar seu tema, portanto o impacto permanece.

Portanto, é uma boa idéia que as faculdades e universidades também dividam o conteúdo em pedaços. Mesmo que seja necessário aprofundar um tópico, é preciso introduzir novos conteúdos em intervalos, permitindo intervalos entre eles para manter o compromisso. 

Não se esqueça de usar formatos envolventes como apresentações em vídeo e multimídia para cursos de aprendizagem on-line e até mesmo para aulas no campus para tornar as coisas mais interessantes.

#7. Abrace um modelo de ensino inclusivo

Para fomentar o sentimento de pertencer a estudantes não tradicionais e também a estudantes negros e hispânicos, você deve desenvolver uma atmosfera de inclusão estratégica. Tipicamente, 4 tipos de engajamentos podem encorajá-los da maneira correta:

  • Os especialistas em ajuda financeira precisam sair de seu papel tradicional para ajudá-los a encontrar as melhores soluções. 
  • Conselheiros de transição para ajudar os estudantes não-tradicionais a se aclimatarem com sucesso no campus.
  • As organizações estudantis de apoio devem encontrar maneiras de fornecer apoio patrocinando programas de intercâmbio de livros, criando redes de babás e hospedando sessões informativas, facilitando a navegação na experiência universitária.
  • Os conselheiros podem ajudá-los a lidar com uma variedade de questões, incluindo divórcio, falência, morte de um ente querido, vícios, doenças relacionadas ao estresse, etc. 

Conclusão

Espero que ao implementar as estratégias mais relevantes dadas acima, você será capaz de impulsionar o engajamento em sua instituição. 

Boa sorte!

Rolar para o topo